[weglot_switcher]

Chefe das Finanças do Porto lançou operações stop do fisco em segredo

Segundo o Jornal de Notícias, as seis operações stop do fisco foram preparadas em segredo e só com o conhecimento de mais dois funcionários das Finanças do Porto, sem avisar a tutela, para arrecadar a receita em falta.
  • Cristina Bernardo
30 Maio 2019, 09h59

As operações stop fiscais que culminaram no arresto de várias viaturas foram mandadas executar em segredo pelo diretor de Finanças do Porto, José Oliveira e Castro, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira, 30 de maio.

Esta estratégia foi definida a nível distrital para arrecadar receita em falta. No total, foram realizadas seis operações deste género nas últimas semanas: Póvoa do Varzim, Felgueiras, Gondomar, Santo Tirso, Trofa e Valongo.

Destas operações só tinham conhecimento o núcleo duro das Finanças do Porto, escreve o JN, constituído por José Oliveira e Castro e os responsáveis da divisão de Justiça Tributária e do Núcleo de Controlo de Bens em Circulação.

A realização da operação de Valongo foi largamente noticiada na comunicação social. Realizada sem o conhecimento do Governo, o ministério das Finança acabou por mandar cancelar a operação e ordenar o fim de operações semelhantes.

Antes de ocupar o atual cargo, José Oliveira e Castro era diretor das Finanças de Viana do Castelo. Em 2015, foi nomeado pelo Governo de Passos Coelho para passar para a direção do Porto.

Contactado pelo JN, o diretor distrital de Finanças do Porto recusou fazer comentários.

 

  • Notícia atualizada às 11h30 de 31 de maio: A fotografia anterior era de um trabalhador da Autoridade Tributária que foi destacado para esta operação por superiores hierárquicos. A imagem anterior não era a do diretor distrital de Finanças referido nesta notícia. 
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.