[weglot_switcher]

Renováveis: Repsol investe 277 milhões na Bunge Ibéria

A energética espanhola avançou para a aquisição de 40% de três instalações da Bunge Ibéria, com o propósito de alcançar a produção de 1,7 milhões de toneladas de combustíveis renováveis até 2027.
27 Março 2024, 15h47

A Repsol adquiriu 40% de três instalações da Bunge Ibéria, em troca de um valor base de 300 milhões de dólares (cerca de 277 milhões de euros à taxa de câmbio atual), tendo em vista o objetivo de produzir 1,7 milhões de toneladas de combustíveis renováveis até 2027.

A empresa do ramo agrícola Bunge Ibéria é uma das filiais da Bunge na Península Ibérica. O valor envolvido no negócio entre esta e a Repsol poderá ser acrescido de 40 milhões de dólares (37 milhões de euros) em pagamentos contingentes. A transação está sujeita às condições habituais de fecho, incluindo aprovações regulamentares.

Em comunicado, as duas empresas indicam que as três fábricas se dedicam à produção de óleos e biocombustíveis, e estão localizadas em Bilbao, Barcelona e Cartagena, próximas de complexos industriais energética espanhola.

A Repsol aponta por isso para o aumento do acesso a uma “ampla carteira de matérias primas com baixo teor de carbono para a produção de combustíveis renováveis” e sublinha que estas permitem “acelerar a redução das emissões dos transportes”.

A atual capacidade de produção ascende a 1,1 milhões de toneladas de combustíveis renováveis por ano, o que equivale à poupança de emissões carbónicas de “mais de 1,7 milhões de veículos elétricos”, de acordo com as contas feitas pela empresa. Os objetivos passam por um aumento de 55% até 2027, para um total de 1,7 milhões de toneladas. Os números deverão ser alcançados por um aumento das 120 estações de serviço com combustíveis 100% renováveis para 600 até final do ano e 1.900 até 2027.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.