[weglot_switcher]

COTEC Portugal lança programa de proteção da propriedade intelectual para PME

A iniciativa IP Management Clinic, que já está presente em mais de 30 países em todo o mundo, chega agora à Europa, para escolher entre 15 e 20 empresas para terem acesso a um programa de mentoria individualizado com a duração de quatro meses.
26 Março 2024, 11h46

A COTEC Portugal, associação empresarial para a inovação, vai lançar um projeto-piloto para apoiar empresas em crescimento internacional na gestão e proteção dos seus ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial. Este projeto é feito em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

A iniciativa IP Management Clinic vai dar acesso a empresas, sejam PME, startups ou smallcaps, que tenham um modelo de negócio estabelecido, a um programa de coaching com especialistas e vai dar um conjunto de recursos e orientações com vista a retirar o máximo partido dos ativos intangíveis como parte integrante das suas estratégias empresariais.

“Falta ainda fazer um longo caminho para dar a devida importância à gestão dos ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial. O balanço incorpóreo é cada vez mais objeto de atenção na valorização das empresas, pelos investidores e pela banca”, afirma Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal.

“A internacionalização pelo incorpóreo e pelos intangíveis será cada vez mais relevante no desempenho competitivo das empresas. Assim, é fundamental consciencializar os líderes empresariais, e também urgente preparar o tecido exportador cada vez mais internacional para uma proteção e gestão ativa dos seus principais ativos intangíveis”, sublinha o responsável.

Este programa tem duração de quatro meses e vai estar assente em quatro momentos-chave com os participantes. Vai iniciar-se com “um exame aos principais ativos intangíveis e situação de proteção, estratégia de propriedade intelectual ao que se seguirá um processo de mentoria na elaboração de um plano de gestão e proteção dos ativos intangíveis mais relevantes”, segundo comunicado.

“Queremos apoiar as empresas de base nacional a prepararem-se para um contexto competitivo internacional muito exigente em termos de cópia legal ou ilegal dos seus intangíveis mais valiosos e para a possibilidade de real de litigância, tenham ou não direitos de Propriedade Industrial no seu balanço, bem como para reduzir a assimetria de informação entre investidores, financiadores e as empresas”, salienta Jorge Portugal.

As candidaturas arrancam nesta terça-feira, e podem ser feitas através do preenchimento de um questionário no site da COTEC Portugal. A associação revela que vão ser selecionadas entre 15 e 20 empresas. O projeto-piloto é gratuito para os participantes.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.