[weglot_switcher]

Covid-19. Estados Unidos e Alemanha planeiam novas restrições

Na Alemanha, os líderes alemães devem manter os negócios abertos para quase 69% da população que está totalmente vacinada. Por sua vez, nos EUA os visitantes poderão vir a ser obrigados a utilizar máscaras até meados de março.
2 Dezembro 2021, 14h15

Os Estados Unidos e a Alemanha vão juntar-se ao países que por todo o mundo planeiam restrições mais rígidas contra a Covid-19 segundo avança a “Reuters” esta quinta-feira.

Na Alemanha, a chanceler cessante Angela Merkel, e o seu sucessor, Olaf Scholz, vão discutir com os líderes regionais a restrição do acesso de não vacinados a todos os negócios, exceto aos mais essenciais, como supermercados e farmácias.

Ansiosos por evitar um novo confinamento que poderia prejudicar a recuperação da maior economia da Europa, os líderes alemães devem manter os negócios abertos para quase 69% da população que está totalmente vacinada, bem como para aqueles que recuperaram da Covid-19.

Nos Estados Unidos, as medidas de combate à Covid-19 neste inverno devem ser reveladas ainda esta quinta-feira, e fontes próximas disseram à “Reuters” que uma das medidas seria prolongar o uso de máscara para os turistas até meados de março.

No início da próxima semana, os Estados Unidos determinaram que os turistas sejam testados para Covid-19 no dia seguinte à partida, independentemente do estado de vacinação. Os Estados Unidos também proibiram quase todos os estrangeiros que estiveram em um dos oito países da África Meridional.

Além das restrições às viagens, o governo americano determinou que as seguradoras reembolsem os clientes pelo custo dos testes contra a Covid-19, uma medida que beneficiará cerca de 150 milhões de americanos que têm seguro de saúde privado.

As novas restrições surgem numa altura em que a Comissão Europeia (CE) pediu aos Estados-membros da União Europeia (UE) para avançarem com “restrições específicas” às viagens de zonas consideradas de risco para conter a variante Ómicron.

Em Portugal, o certificado de vacinação passou a ser exigido nos restaurantes, mas cafés e pastelarias ficaram de fora. Quanto às viagens que envolvam o espaço Schengen será obrigatório a apresentação de um teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal, mesmo para quem tenha o certificado digital de vacinação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.