[weglot_switcher]

CPLP: Subida das quotas reflete-se no orçamento

De acordo com Zacarias da Costa, o aumento de quotas deverá ser proposto em Conselho de Ministros, antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização, a decorrer em São Tomé e Príncipe.
19 Agosto 2023, 09h42

O orçamento anual da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deverá aumentar para 3,2 milhões de euros, a partir de 2025, caso seja aprovada, no próximo Conselho de Ministros da organização, a proposta de um aumento de 27% das quotas pagas pelos Estados-membros, já analisada, há dias, segundo fontes diplomáticas, em reunião do Comité de Concertação Permanente (CCP).

De acordo com o secretário-executivo da CPLP, o timorense Zacarias da Costa, o aumento de quotas deverá ser proposto em Conselho de Ministros – órgão que integra os chefes da diplomacia dos Estados-membros -, antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização, a ter lugar no dia 27 deste mês, em São Tomé e Príncipe.

O ‘engordar’ do orçamento, com o aumento das quotas, dotará o bloco lusófono de uma estrutura que lhe permitirá “fazer face aos novos desafios”, em que se destacará o pilar económico e a mobilidade no seio da comunidade, perspetiva Zacarias da Costa.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.