Criação de emprego abaixo das expectativas abala Wall Street

A Salesforce, que negoceia no Dow Jones, está a afundar mais de 10% depois de a empresa de tecnologia ter anunciado que iria adquirir a plataforma de mensagens Slack por 27,7 mil milhões de dólares (cerca de 23 mil milhões de euros).

Wall Street arrancou a sessão desta quarta-feira em terreno negativo. A bolsa de Nova Iorque está com perdas, acalmando os fortes ganhos dos últimos dias, depois de os dados do emprego nas empresas privadas terem ficado aquém das expectativas. O setor privado norte-americano criou mais 307 mil postos de trabalho no mês passado, mas os economistas contactados pela Bloomberg esperavam que fossem 440 mil.

O índice industrial Dow Jones está a cair 0,69% para os 29.619,29 pontos, penalizado por títulos como os da empresa de tecnologia Salesforce, que afunda 10,14% para 216,87 dólares, depois de ter anunciado que iria adquirir a plataforma de mensagens Slack por 27,7 mil milhões de dólares (cerca de 23 mil milhões de euros).

Já o financeiro S&P 500 perde 0,43% para 3.646,75 dólares. Só o tecnológico Nasdaq negoceia em terreno negativo, recuando 0,91% para 12.242,28 dólares. O Russell 2000 resvala 0,96% para 1.818,45 pontos.

Os analistas do Bankinter destacam como principais referências macroeconómicas da sessão de hoje a taxa de desemprego na União Europeia e a criação de emprego ADP e Beige Book da Reserva Federal norte-americana (Fed). “No geral, estes dados descrevem um cenário de continuidade na tendência de recuperação, mas com perda de vigor”, apontam, em research.

O valor do ‘ouro negro’ está a subir, depois dos fortes ganhos de ontem. O preço do petróleo WTI, produzido no Texas, sobe 0,63% para os 44,83 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 0,42% para os 47,62 dólares.

Quanto ao mercado cambial, o euro valoriza os ligeiros 0,04% face ao dólar, para 1,2075 dólares, enquanto a libra esterlina desvaloriza 0,83% face à moeda dos Estados Unidos, para 1,3303 dólares. “A libra esterlina ficou sob forte pressão de venda esta manhã, após o relatório da Bloomberg. A agência de notícias afirma que Michel Barnier, o principal negociador da União Europeia, deve dizer aos embaixadores dos países membros que poderá não haver acordo com o Brexit. Três questões-chave ainda permanecem sem resolução”, explicam os analistas da XTB.

Ou seja, o libra-dólar caiu automaticamente dos 1,3440 para novos mínimos diários a rondar os 1,3350, enquanto a libra-iene caiu de 140,40 para 139,60. “O movimento de queda também foi desencadeado nas bolsas de valores, mas numa escala muito inferior”, acrescentaram os especialistas numa nota de mercado.

 

Ler mais

Recomendadas

Wall Street navega em terreno de consolidação

No campo político o dia foi de nova desilusão. Republicanos e Democratas do Congresso dos EUA não recolheram apoio suficiente para a sua proposta bipartidária, de cerca de 900 mil milhões de dólares em apoios à economia.

PSI 20 penalizado pelas quebras da Galp Energia e BCP

O principal índice bolsista é penalizado por oito empresas cotadas no vermelho. Outras oito negoceiam em alta.

Bolsa de Nova Iorque encerra sem tendência definida

A ‘speaker’ democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e o líder da minoria republicana, Chuck Schumer, defenderam o novo pacote de estímulos de 908 mil milhões de dólares.
Comentários