[weglot_switcher]

Decreto legislativo consagra alterações aos conselhos de juventude para os municípios da Madeira

Esta iniciativa da Assembleia Legislativa da Madeira, através deste Decreto Legislativo Regional, pretende aproximar esta faixa da população dos órgãos municipais.
  • Assembleia Legislativa da Madeira
10 Fevereiro 2018, 14h30

Foi publicado, no jornal da Região, um Decreto Legislativo Regional, da Assembleia Legislativa da Madeira, que procede a alterações ao documento de 2010 relativamente aos conselhos municipais de juventude para a Região Autónoma da Madeira numa tentativa para aproximar esta faixa da população relativamente aos órgãos municipais.

Este decreto refere a importância da juventude como “um dos setores e pilares estruturais” da sociedade
e dos municípios acrescentando ainda como um desígnio “o aprofundamento do diálogo estruturado entre os decisores políticos e os jovens”.

Este documento destacado os conselhos municipais da juventude como um “centro de intervenção e participação direta” entre os jovens e os seus municípios.

O Decreto Legislativo Regional vem atribuir competências a estes conselhos municipais em que se inclui pareceres obrigatório, não vinculativo em áreas como: “Plano anual de atividades, assim como as linhas de orientação geral da política municipal para a juventude”, o “Orçamento municipal, assim como as dotações afetas às políticas de juventude e às políticas setoriais conexas”, o “Orçamento participativo municipal”, e “Relatório de atividades e contas do município”.

Os conselhos municipais de juventude vão ainda poder emitir “recomendações aos órgãos municipais” relativamente a várias áreas afectas à juventude do município.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.