As empresas sediadas no Canadá, Estados Unidos da América e México alertam para o aumento da morosidade nos pagamentos e o consequente impacto negativo na liquidez e tesouraria, de acordo com a Crédito y Caución que, no mais recente barómetro de práticas de pagamento, dá conta de um crescimento médio de 13% nos registos de incumprimento em relação ao reportado no ano passado.
“A principal preocupação das empresas inquiridas na região T-MEC (Estados Unidos, Canadá e México) é a deterioração significativa do comportamento de pagamento dos seus clientes B2B associada ao potencial impacto negativo na sua liquidez e fluxos de tesouraria. Os níveis médios de morosidade na região cresceram em média 13% em relação a 2022”, refere a seguradora de crédito num comunicado de imprensa emitido esta quinta-feira.
A maior subida regista-se no Canadá, com um aumento de 30%. “O nível de incumprimento também mostrou uma tendência de alta nos Estados Unidos e Canadá, levando empresas de todos os sectores a implementar medidas fortes para mitigar o impacto do risco de crédito dos clientes num quadro económico difícil”, acrescenta a Crédito y Caución na mesma nota.
A maior parte das empresas daquela região “dedicou mais tempo e recursos à recuperação de faturas não pagas, fortalecendo os procedimentos internos de controlo de crédito”.
“A duração das condições de pagamento concedidas aos seus clientes B2B tornou-se mais rigorosa. Verifica-se também uma diminuição do nível de vendas B2B a crédito como proteção contra défices de liquidez. Devido ao aumento das taxas de juro, a maioria das empresas que procuram financiamento externo prefere contrair empréstimos através de crédito comercial em vez de recorrer a empréstimos bancários mais onerosos”, é detalhado na mesma nota de análise.
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