[weglot_switcher]

Entrega de jatos F-16 à Ucrânia levanta questões sobre o papel da NATO, avisa Rússia

Na sexta-feira, os Estados Unidos concordaram em entregar jatos F-16 e treinar pilotos ucranianos. Vários diplomatas russos já vieram comentar sobre as questões que isto levanta sobre o papel da NATO no conflito, mas Zelenskiy já garantiu que estes jatos não vão ser utilizados para entrar em território russo.
22 Maio 2023, 12h03

Diplomatas russos afirmaram, nesta segunda-feira, que a transferência de jatos F-16 dos Estados Unidos para a Ucrânia levantaria a questão do papel da NATO no conflito e que não vai prejudicar os objetivos dos militares russos, segundo a “Reuters”.

Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assegurou programas de treino para os pilotos ucranianos em caças F-16 e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, garantiu que os jatos não iriam entrar em território russo.

Anatoly Antonov, embaixador da Rússia nos Estados Unidos, afirmou, em comentários publicados na plataforma de Telegram da embaixada, que “não há infraestrutura para a operação do F-16 na Ucrânia e também não existe o número necessário de pilotos e pessoal de manutenção”. 

O vice-ministro das relações exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, revelou que qualquer transferência de jatos dos Estados Unidos para a Ucrânia seria “absolutamente inútil e estúpida”, informou a agência de notícias russa, RIA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.