[weglot_switcher]

Equipa do UrbanSense vence prémio internacional

A plataforma de sensores ambientais, UrbanSense, arrecadou um galardão no 2016 IEEE International Smart Cities Conference.
12 Outubro 2016, 12h47

Os investigadores em tecnologias de informação Yunior Luis, Pedro Santos e Ana Aguiar, juntamente com Tiago Lourenço, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP e Carlos Pérez-Penichet, da Universidade de Uppsala, venceram o Prémio ‘Best Student Paper’, no ‘2016  IEEE International Smart Cities Conference’, com o artigo “UrbanSense: an Urban-scale Sensing Platform for the Internet of Things“.

Trata-se de um trabalho sobre uma plataforma de sensores ambientais, desenvolvida pelos investigadores, na cidade do Porto e na FEUP.

O UrbanSense é composto por 20 unidades de sensores instalados em vários pontos da cidade do Porto, para recolher dados ambientais de relevância. Segundo Ana Aguiar explicou no site do Instituto de Telecomunicações, “as unidades recolhem os dados de meteorologia, poluição e ruído, e transmite-o para o servidor através da rede wi-fi móvel dos autocarros urbanos”. Estes dados estão a ser processados, com a colaboração de investigadores nas áreas de Planeamento Urbano e Meio Ambiente.

O UrbanSense foi financiado pelo projeto FP7 – Futuras Cidades, pelos projetos N2020 I-CITY -Mobilidade e I-CITY – Cuidados de Saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.