[weglot_switcher]

Espanha bate recordes nas exportações de presunto. Portugal entre os principais culpados

Portugal encontra-se entre os maiores compradores do “jamón español”. Indústria do presunto espanhola tem grandes expetativas para o mercado chinês.
25 Junho 2019, 14h41

Espanha nunca vendeu tanto presunto para o estrangeiro como em 2018, e Portugal está entre os principais culpados. O país vizinho vendeu 65.371 toneladas de presunto para o exterior em 2018, num crescimento de 10% em relação ao ano anterior, com as vendas a ultrapassarem os 500 milhões de euros pela primeira vez.

Portugal importou 9.325 toneladas de presunto vindo de Espanha em 2018, registando assim um crescimento de 22,2% face ao ano anterior, de acordo com os dados da Associação Nacional de Indústrias de Carne da Espanha (Anice), divulgados pelo jornal espanhol “Expansión” esta terça-feira. Portugal comprou assim 14,3% do presunto espanhol vendido para o estrangeiro.

Estes números colocam Portugal no top-3 dos países que mais comprou o “jamón español”, a par da França com 13.584 toneladas (mais 5,3%), e da Alemanha, com 12.360 toneladas (mais 8,7%).

Fora da União Europeia, México, Estados Unidos, Japão e Austrália foram os principais destinos do presunto espanhol.

Esta indústria tem expetativas muito boas para o mercado chinês, após o acordo alcançado pelos governos chinês e espanhol no final do ano passado.

Este acordo, conhecido como o novo protocolo do porco, aumenta de forma significativa a gama de produtos que podem ser exportados para a China, que até agora eram limitados a carne congelada ou sem ossos e curados por um mínimo de 313 dias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.