[weglot_switcher]

Esquema permite tirar a carta sem aulas de condução

IMT desvaloriza a situação e assegura que “os sistemas de monitorização foram certificados de acordo com o legalmente estabelecido, estando sujeitos a fiscalização”.
13 Agosto 2019, 10h11

Várias escolas de condução estão a utilizar indevidamente o novo sistema de monitorização das aulas de condução, havendo inclusive casos de alunos que vão a exame sem frequentar uma única aula, dá conta o “Jornal de Notícias” esta terça-feira, 13 de agosto.

Em vigor desde 2017, o sistema de registo das aulas funciona através de um smartphone ou de um tablet e permite que várias aulas de condução fiquem registadas, assumindo a presença do aluno, embora esse aluno possa nem ter estado presente. Este sistema está desenhado para contabilizar a distância percorrida, a velocidade média e a duração da aula.

De acordo com o JN, que cita fontes, os instrutores têm a possibilidade de levar consigo três ou quatro aparelhos num só carro com os dados dos alunos, evitando assim o desgaste nas viaturas e poupanças ao nível do combustível. Ou seja, é possível manipular o sistema de monitorização das aulas de condução ao ponto de vários alunos serem registados como se estivessem presentes nas aulas, embora não tenham estado lá.

O Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) desvaloriza a situação e assegura que “os sistemas de monitorização foram certificados de acordo com o legalmente estabelecido, estando sujeitos a fiscalização”

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.