[weglot_switcher]

Famasete apresenta em Londres produto tecnológico para a educação

Empresa de Famalicão criou um display interativo e multitoque que já está a ser usado no setor da educação em Portugal. A tecnológivca, com mais de 25 anos de experiência, promete revolucionar a educação.
  • Kacper Pempel/Reuters
23 Janeiro 2020, 22h39

Wingsys Interactive Panel (WIP) é o nome do primeiro display interativo e multitoque totalmente desenvolvido e produzido em Portugal, direcionado para a educação, que foi hoje apresentado em Londres, na Bett Show 2020, considerada a maior mostra do mundo de tecnologia educacional.

O equipamento, produzido pela Famasete – Technology Group (www.famasete.pt), empresa com sede em Vila Nova de Famalicão e com 25 anos de presença no mercado tecnológico, já está a ser usado em escolas portuguesas, revela fonte oficial da empresa.

“O equipamento permite descobrir a aprendizagem imersiva e colaborativa em ambiente de sala de aula, promovendo a interatividade de forma a que os professores acedam mais facilmente a ferramentas de organização, gestão, envio e controlo das atividades do aluno”, afirma Inês Barbosa, diretora de comunicação da Famasete.

O equipamento da Famasete integra uma solução de conectividade apresentada pela Microsoft Corporation, em parceria com a jp.ik.  Alinhado com os princípios pedagógicos, o display interativo Wingsys possui tecnologia IR e PCAP em diversos tamanhos, resolução 4K, Android 8.0 e pretende revolucionar a forma como o professor e o aluno do século XXI se envolvem e constroem conhecimento.

Com uma interface simples e intuitiva, a partilha de ecrã e interação de qualquer computador da sala de aula para o Display Interativo tornam-se possíveis com o “Wireless Screen Sharing” (partilha de dados sem fios).

O WIP promove o trabalho em grupo e uma aprendizagem colaborativa através da utilização do software de gestão ik Classroom Management (ikCM), que possibilita a implementação tecnológica de uma sala de aula adaptada aos desafios pedagógicos atuais.

Através de ferramentas de monitoramento, interação, controlo, gestão e diagnóstico, motiva e envolve a atenção do aluno, mantendo o foco em processos de aprendizagem significativos.

O Display Interativo Wingsys pretende auxiliar os professores com uma variedade de avaliações, recursos de colaboração e controlo para garantir que estes possam obter o melhor fim dos seus equipamentos de tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Os professores contam, também, com a “pen” de acesso, ferramenta de segurança que bloqueia e desbloqueia o equipamento multitoque, tendo controlo total da tecnologia e protegendo-a de acessos indevidos, mau uso, recurso à Internet ou a informação confidencial nela contida.

O produto da Famasete admite um “feedback” em tempo real, gere discussões em turma, possui um diário do aluno num registro completo de todas as atividades relacionadas com trabalhos de casa, lições e revisões e abrange avaliações de “Pergunta e Resposta”.

Enfrentando o desafio e os requisitos da sala de aula moderna, o Display Interativo Wingsys fornece a capacidade de orquestrar e entregar o conteúdo da lição, trabalhar colaborativamente e monitorizar os dispositivos dos alunos, garantindo a atenção e o foco por mais tempo.

Para além do sector educativo, este produto adapta-se perfeitamente a outros ambientes. No sector empresarial, por exemplo, os displays permitem capacitar equipas de trabalho com ferramentas dinâmicas de colaboração, aumentando a produtividade e inspirando avanços no negócio.

O WIP é uma solução de colaboração visual, projetada para aproveitar o poder do sistema multitoque para uma colaboração rápida, flexível e ilimitada e faz parte do conceito WingsysClass – capacitar docentes para inspirar grandeza nos alunos na sala de aula.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.