[weglot_switcher]

Fidelidade, Fosun e Hospital da Luz levam três start-ups portuguesas à China

O roadshow irá passar por locais estratégicos como Shanghai, Foshan e Macau, “dando às três startups a oportunidade de conhecerem o Grupo Fosun, participar no evento de tecnologia ‘Beyond Expo 2024’, em Macau, e de reunir com possíveis investidores e parceiros”.
12 Abril 2024, 10h57

Na 6ª edição do Programa de Open Innovation da Fidelidade, da Fosun e do Hospital da Luz, no evento Protechting Connect, as start-ups portuguesas Agit, Glooma e GripWise, foram agora selecionadas para realizar um roadshow na China.

Em comunicado 0 Grupo segurador Fidelidade e a sua acionista chinesa a Fosun “reafirmam de forma clara o seu compromisso com a inovação e com o reforço da cooperação entre as duas empresas” e aprová-lo está o evento que se realizou ontem ao final do dia no Técnico Innovation Center, Powered by Fidelidade.

Das 14 startups que foram selecionadas na 6ª edição do Programa Protechting, oito (Agit, Balvia, eBreathie, Glooma, GripWise, Infinite Foundry, Sensomatt e i-Virtual) encontram-se ainda num processo de desenvolvimento para uma eventual fase piloto e destas, a Agit, a Glooma e a GripWise, foram agora selecionadas para realizar um roadshow na China, revela o comunicado.

O critério de escolha destas três startups baseou-se na maior probabilidade de conseguirem fazer acordos comerciais, de encontrarem boas fontes de sourcing e também da maior possibilidade de captarem investimento.

O roadshow irá passar por locais estratégicos como Shanghai, Foshan e Macau, “dando às três startups a oportunidade de conhecerem o Grupo Fosun, participar no evento de tecnologia ‘Beyond Expo 2024’, em Macau, e de reunir com possíveis investidores e parceiros”.

A 6.ª edição do Programa Protechting foi desenvolvida com o apoio da Fábrica de Startups, e em estreita colaboração com os parceiros de Venture Capital, Shilling e Big Start Ventures, “facilitando desta forma o acesso a recursos importantes para a evolução e concretização de ideias de negócio”.

Em seis edições o Programa Protechting recebeu já candidaturas de mais 1.000 Startups provenientes de 55 países, que se concretizaram no desenvolvimento de mais de 50 projetos-piloto e de cinco acordos comerciais.

“O evento Protechting Connect envolveu mais de 200 pessoas, entre colaboradores, startups, parceiros e convidados institucionais, reforçando o compromisso e a visão partilhada que o Grupo Fidelidade a Fosun, Fosun Foundation e o Hospital da Luz têm sobre a Inovação Aberta e que define o empreendedorismo como uma fonte de inovação essencial na construção das sociedades do futuro”, lê-se no comunicado.

Li Haifeng, Presidente da Fosun Foundation – que fez às equipas do Protechting o convite para embarcarem numa viagem a Xangai, Foshan e Macau em maio, com o objetivo de as ligar ao mercado chinês e procurar novas oportunidades de negócio e cooperação – “a promoção de intercâmbios entre pessoas é sempre uma das nossas prioridades, e juntamente com a Fidelidade, estamos confiantes de que o faremos bem. Acreditamos que são estes intercâmbios que contribuem para uma colaboração cada vez maior reforçando as pontes que permitem acelerar o processo de inovação”.

Miguel Abecasis, Membro da Comissão Executiva da Fidelidade, refere na nota que “a Fidelidade tem três eixos na sua estratégia de inovação: open innovation (trazendo a inovação que se faz fora para dentro e pondo-a ao serviço do nosso negócio e suas adjacências), desenvolvimento de novas ventures e fomento do ecossistema de capital de risco e empreendedorismo”.

“O evento Protechting Connect é uma forma de celebrarmos a 6ª edição do Programa Protechting que promove justamente o eixo de Open Innovation. Esta edição demonstra o enorme progresso e o impacto que o programa tem na promoção de start ups dentro e fora de Portugal que possam ajudar-nos a endereçar desafios concretos”, acrescenta.

“Para termos uma noção mais concreta, posso adiantar-vos que das 14 startups selecionadas nesta edição, mais de metade estão prestes a iniciar pilotos com o Grupo Fidelidade”, revela o administrador da Fidelidade.

Francisca Leite, Diretora do Hospital da Luz Learning Health, pela Luz Saúde lembra que “no mundo da saúde, enfrentamos uma complexidade sem precedentes que não pode ser desvendada isoladamente” e considera que “a inovação aberta, particularmente através da colaboração com startups, convida a sabedoria e a agilidade externas, tornando-se num catalisador essencial para o progresso”.

“Incluir todos os players do ecossistema não é apenas benéfico; é imperativo para transcender os limites atuais e pavimentar o caminho para avanços significativos”, conclui.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.