[weglot_switcher]

FMI diz que aposta excessiva em ativos de risco é tema de preocupação nos mercados

A organização liderada por Kristalina Georgieva alertou ainda que a volatilidade provocada pelo fenómeno GameStop realçou o papel dos investidores de retalho no ‘rally’ das bolsas e que as perdas do ‘family office’ Archegos Capital “levantaram questões sobre o uso de alavancagem financeira opaca e as possíveis implicações sistémicas”.
6 Abril 2021, 15h30

O ambiente favorável nas condições de financiamento, suportado em taxas de juro ultra-baixas, tem impulsionado os desempenhos dos mercados financeiros e contribuido para a subida dos preços dos ativos de risco, mas a tendência tem aumentando também as preocupações sobre a excessiva exposição ao risco e sobre as avaliações inflacionadas desses ativos, alertou o Fundo Monetário Internacional (FMI).

No “Global Financial Stability Report”, publicado esta terça-feira, o FMI referiu que graças ao apoio maciço dado por governos e bancos centrais, o sistema financeiro global tem estado resiliente durante a pandemia Covid-19 e as condições financeiras melhoraram significativamente, ajudando o manter o fluxo de crédito para as famílias e empresas, facilitando a recuperação e mantendo os riscos financeiros sob controle.

“No entanto, essas medidas tomadas durante a pandemia podem vir a ter consequências indesejadas, como avaliações ‘esticadas’ e o aumento das vulnerabilidades financeiras”, alertou a organização liderada por Kristalina Georgieva, identificado dois temas gerais que estão a transparecer.

O primeiro está relacionado com a tomada excessiva de risco nos mercados e às avaliações ‘esticadas’ dos ativos de risco. O FMI recordou que os mercados de ações têm registado subidas notáveis nos últimos meses, atingindo níveis significativamente superiores aos indicados pelos modelos, suportadas pelas perspectivas de uma recuperação económica rápida, o prolongamento das medidas de apoio e as estimativas para os resultados das empresas.

Recordou, no entanto, que alguns dias de elevada volatilidade nos mercados de ações dos EUA no início de 2021, “embora não tenham deixado uma marca duradoura no sentimento, trouxeram para primeiro plano o papel dos investidores de retalho, altamente alavancados, no recente rally“.

No final de fevereiro, os mercados mostraram alguma volatilidade adicional, com os investidores preocupados com as implicações do aumento rápido das taxas de juros de longo prazo, explicou,

Em referência ao colapso do ‘family office‘ Archegos, salientou que “mais recentemente, perdas significativas num fundo altamente alavancado parecem ter transbordado para uma série de investimentos de bancos que forneceram financiamento para esse fundo, levantando questões sobre o uso de alavancagem financeira opaca e as possíveis implicações sistémicas”.

Outros indicadores apontam também para a contínua tomada de risco à medida que os investidores ativamente
procuram retornos. “Por exemplo, houve um aumento na ofertas públicas iniciais de empresas com fins especiais para aquisições [SPAC, na sigla em inglês] , veículos de investimento público criados especificamente para
adquirir uma empresa privada e torná-la pública”.

A instituição de Bretton Woods, sublinhou, no entanto, que tendo em conta o nível muito baixo das yields reais, não obstante aumentos mais recentes, as avaliações dos ativos de risco podem parecer menos esticadas.

“Isso sugere que as avaliações dos ativos de risco poderão permanecer elevadas por algum tempo, desde que
que as taxas de juros continuem baixas”, vincou.

O segundo tema salientado pelo FMI é “o risco de que uma recuperação económica global assíncrona e divergente, especialmente se acompanhada por um movimento de normalização das políticas em economias avançadas e
aumentos rápidos das taxas de juros em rápido aumento, possam resultar em condições financeiras mais apertadas e grandes fluxos de saída nas carteiras das economias de mercados emergentes”.

“Tendo em conta as grandes necessidades de financiamento, os mercados emergentes enfrentam desafios assustadores, especialmente se um persistente aumento das taxas de juro nos Estados Unidos trouxer uma reavaliação do custo do risco e condições financeiras mais apertadas”, adiantou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.