Fundação apoia cerca de 110 mil estudantes em Cabo Verde

O presidente da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) disse esta sexta-feira que a instituição vai apoiar no ano lectivo 2018/2019 cerca de 110 mil alunos a nível nacional.

Ler mais

A Ficase disponibiliza alimentação escolar a 100 mil estudantes, entrega 20 mil kits escolares, disponibiliza transportes escolares a 15 mil alunos, faz pagamento de propinas a dois mil alunos e paga formação a seis mil.

O presidente da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) disse esta sexta-feira que a instituição vai apoiar no ano lectivo 2018/2019 cerca de 110 mil alunos a nível nacional.

Em declarações à Inforpress, Albertino Fernandes, que se fez acompanhar pela directora Nacional de Educação na conferência de imprensa para falar do ano lectivo 2018/2019, disse que o apoio da instituição passa por várias vertentes a nível do sector.

Neste âmbito, informou que a Ficase disponibiliza alimentação escolar a 100 mil estudantes, a nível do EBI, entrega 20 mil kits escolares, disponibiliza transportes escolares a 15 mil alunos, faz pagamento de propinas a dois mil alunos e paga formação a seis mil.

A par isso salientou que a instituição contribui, ainda, com a estadia de 300 alunos nas cinco residenciais estudantis existentes no país.

“A Ficase alimenta cerca de 20 por cento da população juvenil do país”, concretizou.

Informou ainda, à Inforpress, que as cozinheiras das escolas do EBI, que em 2017 usufruíram do salário mínimo e que em 2019 vão receber 13 mil escudos, terão, em 2020, um salário à volta dos 15 mil escudos.

A Ficase é uma instituição do Estado que tem por missão promover a igualdade de oportunidades à comunidade educativa, desenvolvendo um conjunto de acções que garantam o sucesso e a qualidade do ensino/aprendizagem.

Recomendadas

Cabo Verde está entre os três únicos países de África com melhoria na governança

O Relatório do Banco Mundial aponta que Cabo Verde está entre os três únicos países de África com melhoria na governança.

Governo confirma Icelandair como parceira na privatização da Cabo Verde Airlines

As duas partes vão agora iniciar negociações para a aquisição de até 51 por cento do capital da companhia aérea cabo-verdiana.

Governo de São Vicente quer empresas certificadas na norma de gestão ambiental

As informações foram avançadas pelo presidente do IGQPI, Abraão Lopes, que ministra a formação em São Vicente, iniciada hoje, em parceria com a Direcção Regional de Indústria, Comércio e Energia Norte (DRICEN).
Comentários