[weglot_switcher]

Fundo Ambiental vai financiar utilizadores de carros elétricos em 2022

O objetivo é compensar o aumento das tarifas determinado pela ERSE, fazendo com que os utilizadores paguem o mesmo que em 2021.
30 Dezembro 2021, 16h49

Os utilizadores de carros elétricos vão receber um apoio do Estado, anunciou esta quinta-feira o Ministério do Ambiente e da Ação Climática. A medida entrará em vigor a partir de janeiro de 2022 e será ao abrigo do Fundo Ambiental.

De acordo com o comunicado divulgado, o objetivo é compensar o aumento das tarifas determinado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), fazendo com que os utilizadores paguem o mesmo que em 2021.

A entidade tinha decidido que no próximo ano as tarifas (pagas por cada carregamento) aplicadas aos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) e também aos operadores de pontos de carregamento (OPC) passariam de 0,1657 para 0,2964 euros. Mas agora a tutela vem contrariar essa decisão ao disponibilizar um apoio aos utilizadores deste tipo de transporte.

“Este é um apoio para um sector emergente, de reduzida dimensão, mas determinante para Portugal atingir os objetivos a que se vinculou”, defende o gabinete de João Matos Fernandes, explicando que face “à atual conjuntura de incerteza na evolução da tarifa de energia no sector elétrico, importa manter alguma estabilidade nos preços de carregamento na rede de mobilidade elétrica nacional, através de um apoio aos utilizadores de veículos elétricos que ajude a promover a adoção deste tipo de veículos”.

A partir de dia 1 de janeiro, as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) e aos operadores de pontos de carregamento (OPC) passam para 0,2964 euros (este ano, o valor era de 0,1657). Estas são tarifas pagas por cada carregamento.

Com o financiamento do Fundo Ambiental, 0 aumento será compensado através da aplicação de um desconto, a figurar nas faturas dos utilizadores de veículos elétricos. No valor de 0,2614 euros por carregamento, o apoio neutraliza o acréscimo de tarifas, mantendo o encargo no patamar aplicado em 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.