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Governo assinala conclusão da eletrificação da linha do Minho

António Costa e Pedro Nuno Santos vão estar presentes hoje na cerimónia que assinala a conclusão dos trabalhos no troço ferroviário entre Viana do Castelo e Valença.
26 Abril 2021, 07h25

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, faz hoje, dia 26 de abril, a viagem de comboio entre Viana do Castelo e Valença, para assinalar a conclusão da eletrificação da linha do Minho.

A cerimónia, prevista a partir das 10h20m para a estação de Valença, deverá contar também com a presença do primeiro-ministro, António Costa e dos autarcas de Valença e de Viana do Castelo, assim como de Nuno Freitas, presidente da CP, e de António Laranjo, presidente da IP – Infraestruturas de Portugal.

Esta cerimónia marca o início da circulação de comboios de tração elétrica no troço entre Viana do Castelo e Valença.

Segundo um comunicado da IP, “a modernização da linha do Minho garante maior mobilidade, rapidez e segurança do transporte ferroviário”.

O início do serviço ferroviário de transporte de passageiros com comboios de tração elétrica no troço da linha do Minho, entre Viana do Castelo e Valença ocorreu ontem, dia 25 de abril.

“A disponibilização deste novo serviço por parte do operador CP – Comboios de Portugal, decorre da concretização dos investimentos na eletrificação e modernização da linha do Minho, desenvolvidos pela IP no âmbito do programa Ferrovia 2020. O troço ferroviário da linha do Minho, entre Viana do Castelo e Valença, foi objeto de requalificação e eletrificação, com a empreitada a ser finalizada no início deste ano, seguindo-se a fase de testes e certificação agora concluída e que possibilita a disponibilização da circulação com tração elétrica”, assinala um comunicado da IP.

De acordo com esse documento, a eletrificação da linha do Minho entre Valença e Viana do Castelo exigiu um investimento superior a 19 milhões de euros, acrescentando que “a intervenção compreendeu a eletrificação do troço da linha do Minho com cerca 49 quilómetros, entre Viana do Castelo e a fronteira em Valença”.

No âmbito da empreitada foram realizados, entre outros, os seguintes trabalhos: instalação de catenária; alteamento das plataformas de passageiros, beneficiando as condições de acesso dos passageiros ao comboio, nomeadamente para as pessoas com mobilidade condicionada; execução de duas estações técnicas de 750 metros para comboios de mercadorias, que asseguram o reforço da capacidade da linha, a circulação de comboios com maior carga, e consequentemente, uma importante redução dos encargos de transporte para os operadores ferroviários; e estabilização de taludes, melhoria dos sistemas de drenagem e das estruturas de suporte e contenção existentes ao longo do troço, reforçando as condições de fiabilidade e segurança.

O rebaixamento da via-férrea nos túneis de Seixas e Gondarém, por forma a permitir a instalação da catenária e a impermeabilização dos túneis de Caminha, Seixas e Gondarém foram outros trabalhos desenvolvidos no âmbito da conclusão da eletrificação da linha do Minho no troço entre Viana do Castelo e Valença.

Segundo a gestora da rede ferroviária nacional, a modernização da linha do Minho contribui para o reforço da competitividade do transporte ferroviário. “Os projetos desenvolvidos pela IP, visavam a eletrificação da extensão em falta na linha do Minho entre Nine e Valença. Uma intervenção dividida em duas empreitadas, a eletrificação do troço Nine – Viana do Castelo, concluído em julho de 2019, e a eletrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença, onde no dia 25 de abril iniciam as circulações comerciais com tração elétrica”, adianta o referido comunicado.

Os investimentos na linha do Minho foram realizados no âmbito do programa de modernização da rede ferroviária nacional Ferrovia2020, comparticipado por Fundos da União Europeia, através do Compete 2020.

“Com a concretização desta última empreitada, a linha do Minho fica dotada com o sistema de tração elétrica em toda a sua extensão (134 quilómetros), entre a cidade do Porto e a fronteira com Espanha, em Valença. Como principais benefícios, destacam-se: a redução do tempo de percurso em 15 minutos no trajeto entre Valença e Porto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica; aumento da competitividade do transporte de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 metros, e o aumento do número de circulações, passando dos atuais 15 comboios de 300 metros por dia para 20 comboios de 750 metros; reforço dos níveis de segurança e fiabilidade, em resultado da instalação de um novo sistema de sinalização e telecomunicações e pela supressão e automatização de passagens de nível”, defendem os responsáveis da IP.

A gestora da rede ferroviária nacional destaca ainda que a conclusão da eletrificação da linha do Minho induz uma melhoria das ligações transfronteiriças do Corredor Norte Sul (Porto-Vigo), além de gerar benefícios ambientais através da redução das emissões de CO2, avaliadas em 323 milhares de toneladas CO2 equivalentes.

Após esta cerimónia, pelas 15 horas, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, acompanhado do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, vai participar na cerimónia de abertura da passagem inferior pedonal em Vila Praia de Âncora, também na linha do Minho.

 

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