[weglot_switcher]

“Governo Regional tem de criar incentivos para atrair novos pescadores”, diz PS-Madeira

Marina Barbosa realçou ainda que apesar da necessidade de renovação e reparação das embarcações, as condições em terra, como são as lotas, também “são deficitárias e precisam urgentemente de ser asseguradas, mais precisamente no que diz respeito à descarga e capacidade de congelação e armazenamento do pescado”.
20 Outubro 2020, 16h08

A deputada do PS-Madeira Marina Barbosa referiu esta terça-feira em plenário, na Assembleia Legislativa da Madeira, que o Governo Regional tem de criar incentivos para atrair novos pescadores.

“O Governo Regional tem de criar mecanismos e incentivos para atrair novos pescadores, sob pena de daqui a uns anos não termos pessoas suficientes para exercer esta atividade”, referiu a deputada socialista.

Marina Barbosa falava aquando da discussão de um projeto de resolução do CDS que recomenda ao Governo da República que persista em diligências para a recuperação da frota espadeira da Região Autónoma da Madeira (RAM) junto das instâncias europeias e da preservação e proteção do peixe-espada-preto.

Sobre este diploma, a socialista frisou que “não basta o Governo Regional delegar competências e exigir do Governo da República e das instâncias europeias uma atenção redobrada para o setor das pescas. Mais do que isso, o Governo Regional, naquelas que são as suas próprias competências também tem de agir e promover esforços para que este setor não se extinga por falta de recursos financeiros e humanos”.

A deputada realçou ainda que apesar da necessidade de renovação e reparação das embarcações, as condições em terra, como são as lotas, também “são deficitárias e precisam urgentemente de ser asseguradas, mais precisamente no que diz respeito à descarga e capacidade de congelação e armazenamento do pescado”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.