[weglot_switcher]

‘Guerra’ de carregadores para smartphones. Apple critica nova lei da União Europeia

A Apple está em guerra aberta com a União Europeia há quase dez anos, tudo porque não quer cumprir com a legislação europeia que obriga todas as fabricantes de smartphones a desenharem os seus produtos para funcionarem com um carregador universal. A gigante americana acusa a União Europeia de estar a “sufocar a inovação” e a “prejudicar a economia”.
24 Janeiro 2020, 18h16

Depois de na semana passada a União Europeia (UE) ter aprovado uma lei que obriga todos os fabricantes de smartphones a utilizarem os mesmos carregadores, o USB-C, a fabricante americana Apple, emitiu um comunicado onde acusa a UE de estar a condicionar a inovação e a prejudicar a economia, segundo o Business Insider.

Segundo a UE, todos os anos os consumidores europeus deitam para o lixo carregadores obsoletos que geram mais de 51 mil toneladas de lixo eletrónico. Uma das soluções apresentadas é a universalização dos carregadores de smartphone, medida aprovada pela UE, que apenas encontrou um entrave, a Apple.

Os produtos da Apple são conhecidos pela sua exclusividade, quer a nível de software, quer a nível de hardware, querendo isto dizer que quem possua um dispositivo da gigante tecnológica, tenha que adquirir periféricos próprios da marca, para poder utilizar os produtos a 100%.

Esta é uma “luta” que a UE e a Apple têm vindo a travar há dez anos. Uma das medidas da gigante americana para combater as suas obrigações surgiu quando foi criado um adaptador, especialmente desenhado para o Iphone e Ipad, permitindo utilizar um carregador universal. A medida não foi suficiente para convencer a UE e, enfureceu os consumidores, que acusam a Apple de ter um sistema “confuso” de periféricos.

Através de um comunicado a que o Business Insider teve acesso, a Apple contesta a decisão da UE “acreditamos que a regulamentação que força a conformidade através do tipo de conector incorporado em todos os smartphones sufoca a inovação, em vez de incentivá-la, e prejudicaria os consumidores na Europa e na economia como um todo “, a empresa também argumenta que, ao anular os carregadores já existentes em circulação, a UE criaria “um volume sem precedentes de lixo eletrónico”.

Em 2012 a Apple chocou os seus clientes quando redesenhou os seus carregadores, forçando os seus atuais e futuros clientes a adquirirem um novo carregador, caso pretendessem comprar um dos novos dispositivos móveis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.