[weglot_switcher]

Há bloqueio ao desenvolvimento do Porto Santo devido a más políticas de transportes, denuncia CDU

O partido refere que a economia do Porto Santo é fortemente influenciada pela sazonalidade que se agrava em janeiro devido a uma maior restrição de transportes aéreos e ausência de transporte marítimo.
18 Janeiro 2019, 13h29

A CDU denunciou a espécie de bloqueio que existe ao desenvolvimento socioeconómico do Porto Santo derivado das más políticas de transportes.

A deputada Sílvia Vasconcelos referiu que a economia do Porto Santo “está fortemente condicionada” pela sazonalidade, que acaba por ser agravada em Janeiro face a uma “maior restrição de transportes aéreos e ausência de transporte marítimo”, criticando ainda o executivo madeirense por não actuar para evitar esta situação.

Foi ainda referido por Sílvia Vasconcelos que o transporte para o Porto Santo é assegurado por concessões de serviço público que que prevêem redução de tarifários para os residente na Região.

“Mas no mês de Janeiro nem esse subsídio é assegurado aos madeirenses, que para visitarem a ilha de avião (dado que não há barco neste mês) pagam em torno de mais de 100 euros, o que constitui mais um factor impeditivo do requerido combate à desertificação da ilha do Porto Santo nesta época e da coesão social e territorial”, afirmou.

A CDU defende que seria do interesse público que o executivo madeirense “concretize alternativas” de transporte marítimo quando o navio estiver em doca seca de maneira a garantir o desenvolvimento do Porto Santo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.