[weglot_switcher]

Há seis bancos em Portugal que não cobram comissões

O Activo Bank, o Banco Atlântico Europa, o Banco BNI Europa, o Banco CTT, o Best Bank e o BIG não cobram comissões aos clientes por uma conta à ordem. O Millennium bcp prepara-se para anunciar alterações no preçário a 1 de maio.
5 Fevereiro 2018, 13h10

Os seis bancos que não cobram comissões em Portugal para ter uma conta à ordem são o Activo Bank, o Banco Atlântico Europa, o Banco BNI Europa, o Banco CTT, o Best Bank e o BIG. As entidades bancárias têm alterado as suas tabelas, como é o caso da Caixa Geral de Depósitos (CGD), cujo novo preçário entrará em vigor em maio. O Millennium bcp segue-lhe o exemplo e prepara-se para anunciar alterações no preçário no próximo dia 1 de março (não se sabe ainda em que sentido), que entrarão em vigor a 1 de maio.

Nuno Rico, economista da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disse ao Jornal Económico que “a decisão de relançar a petição [contra as comissões bancárias injustificadas] deveu-se ao anúncio dos aumentos do Santander Totta e da Caixa Geral de Depósitos e por terem tido conhecimento de que o Millennium bcp se prepara para fazer mudanças”.

No website do banco liderado por Nuno Amado, pode ler-se uma nota a dar conta de “alterações futuras ao preçário”, da qual fazem parte mudanças nos valores dos depósitos à ordem e nas comissões de manutenção.

Em 2016, foi criado na Assembleia da República um grupo de trabalho com o objetivo de discutir as propostas de lei então apresentadas pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP no sentido de os bancos serem obrigados a disponibilizar ‘contas-base’, isentas de quaisquer comissões. “Não sentimos da parte do legislador uma vontade de mudar esta situação. Começa a ser insustentável para o consumidor (…). Há quase dois anos que está tudo parado”, afirma o responsável da associação de defesa do consumidor.

Na quinta-feira, a DECO relançou a petição para manifestar a sua “indignação” face aos aumentos da Caixa Geral de Depósitos. A recolha de assinaturas para a petição terminava na quarta-feira, 31 de janeiro, mas o abaixo-assinado foi novamente emitido para que a banca “cumpra a lei”. A petição “Comissões Fora” já conta com mais de 19 mil signatários.

http://www.jornaleconomico.pt/noticias/sabe-quanto-gasta-por-ano-em-comissoes-bancarias-164375

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.