[weglot_switcher]

Haverá uma recessão de colarinhos brancos nos próximos anos

A inflação obrigou os bancos centrais a subirem os juros, aumentando os receios de recessão. As economias mostram-se, contudo, resilientes, beneficiando da valorização dos salários mais baixos fruto da falta de mão-de-obra. A crise, desta vez, afetará mais os “colarinhos brancos”.
28 Abril 2023, 11h40

Ainda há muitas incertezas no mercado, mas algo já parece certo: com a subida dos juros, a inflação vai acabar por recuar e a economia por abrandar. Ainda assim, Mozamil Afzal, Global CIO do EFG Asset Management, considera, em entrevista ao Jornal Económico, que há sinais de resiliência num cenário que vai ser marcado por uma subida dos salários mais baixos e, consequentemente, por uma crise nos profissionais mais qualificados, conhecidos por “colarinhos brancos”.

Como vê o atual cenário de incerteza, inflação elevada e subida das taxas de juro?
Deixem-me começar por abordar a situação no mercado. Vivemos tempos de incerteza. Parte disso é porque as pessoas não sabem como negociar nos mercados. Tentamos recuar um pouco e pensar quais são as principais forças que estão a influenciar os mercados neste momento. A inflação é, claramente, uma das principais forças.
O crescimento económico está a abrandar. Mas é tudo muito esperado. Em sondagens recentes, 90% das pessoas esperam uma recessão este ano. A economia vai abrandar e não há dúvida de que a inflação vai recuar. Essa é a nossa premissa.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.