[weglot_switcher]

INE: Produção industrial volta a recuar em outubro

O segmento que apresentou o contributo negativo mais revelante foi os bens de consumo, com uma quebra de 1,2 p.p., que mostraram uma variação homóloga de -3,8%.
2 Dezembro 2020, 11h32

O índice da produção industrial, em outubro, recuou 0,7%, quando comparado ao mês de setembro, altura em que se registou um tombo de 2,2%, revelam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira. Face ao período homólogo, a produção industrial revelou uma variação de 0,1%, inferior em 2,7 pontos percentuais (p.p.).

Segundo os dados divulgados, “todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas negativas”, com exceção da energia. O segmento que apresentou o contributo negativo mais revelante foi os bens de consumo, com uma quebra de 1,2 p.p., que mostraram uma variação homóloga de -3,8%. Por sua vez, os agrupamentos de bens intermédios e de bens de investimento “contribuíram ambos com -0,5 p.p., associados a taxas de variação de -1,4% e de -3,2%, respetivamente”, enquanto o agrupamento da energia “apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (2,3 p.p.), originado por uma taxa de variação de 12,6%”.

Só no mês de outubro, o contributo mais decisivo para a variação do índice agregado partiu do agrupamento de bens intermédios, de 0,9 p.p., que resultou de uma taxa de variação de 2,9%, quando esta foi de -6,7% no mês de setembro. A energia, por sua vez, registou uma taxa de variação de 1,2%, tendo sido de 4,7% no mês de setembro, e um contributo de 0,2 p.p..

Os agrupamentos de bens de investimento e de bens de consumo contribuíram com -0,3 p.p. e de -0,2 p.p., em resultado de variações mensais de -1,8% e de -0,6%, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.