[weglot_switcher]

Inflação abranda para 1,2% na zona euro

O valor fica 0,1 pontos percentuais abaixo dos 1,3% registados em janeiro e corresponde à expetativa dos analistas. Em Portugal, dados também conhecidos esta quarta-feira indicam que a inflação tenha caído para 0,6%.
28 Fevereiro 2018, 10h00

A taxa de inflação na zona euro recuou para 1,2% em fevereiro, de acordo com a estimativa rápida publicada esta quarta-feira pelo Eurostat. O valor fica 0,1 pontos percentuais abaixo dos 1,3% registados em janeiro e corresponde à expetativa dos analistas consultados pela agência Bloomberg.

Desde novembro do ano passado (mês em que se situou em 1,5%) que a inflação tem vindo a cair na zona euro, afastando-se cada vez mais da meta do Banco Central Europeu (BCE) de uma inflação próxima, mas abaixo de 2%.

Em fevereiro, a estimativa rápida do Eurostat indica que o preço médio dos produtos energéticos tenha acelarado 2,1% (a um ritmo mais ligeiro que em janeiro). A inflação dos serviços terá sido 1,3%, nos bens alimentares, álcool e tabaco 1,1% e nos bens industriais não energéticos de 0,7%.

Os dados relativos aos países da moeda única são conhecidos no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou a estimativa para Portugal. Segundo o gabinete, a inflação nacional terá caído para 0,6% em fevereiro, menos 0,4 pontos percentuais do que em janeiro (mês em que tinha sido 1%).

Inflação portuguesa cai para 0,6% em fevereiro

[Notícia atualizada às 10h05]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.