[weglot_switcher]

Inflação aumenta para 2,3% em março, à boleia da energia

Inflação portuguesa fixou-se nos 2,1% em fevereiro. É preciso recuar a setembro de 2023, quando a taxa era de 3,6%, para encontrar uma inflação tão elevada nos últimos meses.
28 Março 2024, 11h15

A inflação portuguesa terá aumentado para 2,3% no mês de março. Esta estimativa rápida foi revelada esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De relembrar que a inflação se fixou nos 2,1% em fevereiro. Assim sendo, trata-se de um acréscimo de 0,2 pontos percentuais em março face à taxa observada no mês anterior.

Adianta o INE que a “variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 4,8%”, depois de se ter situado nos 4,3% em fevereiro. Ora, este dado significa que os preços dos produtos de energia impulsionaram o avanço da taxa de inflação no mês de março.

Por sua vez, a inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) aumentou para os 2,5% no terceiro mês do ano. O índice dos produtos alimentares não transformados terá diminuído para -0,5% (0,8% em fevereiro), parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em março de 2023.

“Comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC terá sido 2,0% (nula em fevereiro e 1,7% em março de 2023)”, indica o relatório do órgão estatístico.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.