[weglot_switcher]

ISEG: confiança na economia portuguesa manteve-se estável em maio

“O índice de confiança do ISEG apurado para maio e relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo foi de 35,3 o que, no essencial, corresponde a uma estabilização”, refere o instituto.
  • Rafael Marchante/Reuters
12 Junho 2018, 17h17

A confiança a curto prazo dos economistas do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) estabilizou em maio, mantendo a tendência do mês anterior. Atualmente em máximos anteriores à crise, o índice de confiança tem vindo a subir de forma gradual e intermitente desde o último trimestre de 2013.

“O índice de confiança do ISEG apurado para maio e relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo foi de 35,3 o que, no essencial, corresponde a uma estabilização do índice de confiança do painel na evolução da conjuntura face ao valor do índice apurado no mês de abril, que foi de 35,2. Manteve-se o consenso dos membros do painel relativamente à evolução económica”, explica o ISEG.

O indicador relativo à evolução de curto prazo da economia portuguesa é atribuído por um painel de dezasseis professores do ISEG com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida e que inclui os apuramentos de um inquérito realizado mensalmente a todos os docentes do ISEG.

O valor pode variar entre 0 (confiança mínima) e 100 (confiança máxima) e é obtido por média simples dos valores entre 0 e 100 atribuídos respetivamente por cada um dos membros do painel. Como indicador de consenso é utilizado o coeficiente de variação dos valores individuais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.