[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 7 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira, 7 de dezembro.
  • © AP
7 Dezembro 2021, 11h20

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

A Direção-Geral da Saúde recomendou esta terça-feira a vacinação para as crianças entre os cinco e os onze anos de idade. Esta era uma decisão esperada desde que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) autorizou a vacinação desta faixa etária no passado dia 25 de novembro.

A DGS admite dar prioridade às crianças que tenham doenças consideradas de risco para a Covid-19 grave.

A China veio a público condenar o boicote diplomático anunciado pelos EUA aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que se realizam em Pequim. O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, sublinhou que o país tomará “contramedidas resolutas” e promete retaliar, segundo a “BBC”.

Na segunda-feira, dia 6 de dezembro, os EUA disseram que não enviariam diplomatas a Pequim devido a preocupações com o histórico de direitos humanos da China. No entanto, Washington acrescentou que os atletas norte-americanos poderiam ir e teriam total apoio do governo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa apelou hoje, perante a evolução da pandemia de covid-19, a uma melhor proteção das crianças dos 5 aos 14 anos, atualmente a faixa etária mais afetada.

Numa conferência de imprensa ‘online’, o diretor da OMS/Europa, Hans Kluge, considerou a vacinação obrigatória, decidida ou considerada por alguns países, como um remédio de “último recurso absoluto”.

A Espanha aprovou a vacinação para crianças entre os 5 e os 11 anos, esta terça-feira, 7 de dezembro, segundo o “El País”.

A campanha de vacinação para crianças de cinco a onze anos começará na Espanha a partir de 15 de dezembro. A Comissão de Saúde Pública aprovou a inoculação em menores de 12 anos após a vacina Pfizer para estas faixas etárias ter sido validada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e ter recebido aval do grupo de técnicos que assessora a saúde espanhola autoridades.

A economia portuguesa cresceu acima da média da zona euro no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior. Portugal foi, assim, o terceiro país com a maior expansão (2,9%) do PIB, de acordo com os dados do Eurostat, publicados esta terça-feira.

Os dados, ajustados de sazonalidade, do organismo de estatística europeu revelam que a economia dos países da moeda única cresceu 2,2% em cadeia e 2,1% na média da União Europeia, à semelhança do registado no segundo trimestre. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB corrigido de sazonalidade aumentou 3,9% na zona euro e 4,1% na União Europeia no mesmo período, após ter crescido 14,4% na zona euro e 13,8% na União Europeia, no segundo trimestre.

O presidente-executivo da SAD do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, prepara-se para deixar os ‘encarnados’ e assumir o cargo de diretor de operações da Liga Portugal, a entidade responsável pelas duas principais divisões do futebol nacional, revela esta terça-feira, dia 7 de dezembro, a “CNN”.

O comentador desportivo da CNN, Rui Santos, revelou que Domingos Soares de Oliveira vai permanecer na SAD do Benfica até, pelo menos, janeiro de 2022, ainda que a saída do clube da luz esteja dependente do desenrolar da Operação Saco Azul e da Operação Cartão Vermelho.

Os Estados Unidos classificaram hoje Portugal como destino de risco “muito elevado” devido à pandemia de covid-19, o nível mais alto de alerta, e recomendaram que se evitem deslocações ao país.

A mais recente atualização do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos coloca Portugal no nível quatro, o mais alto de alerta devido à atual situação da covid-19 em território nacional.

O vice-almirante Gouveia e Melo vai estar na Madeira a 10 de dezembro para explicar o processo nacional de vacinação contra a Covid-19 bem como o modelo desenvolvido pelo país de resposta à pandemia.

Gouveia e Melo é o convidado da Assembleia Legislativa da Madeira numa conferência que tem como tema “A experiência portuguesa no combate à Covid-19”.

O Ministério Público acredita que foram realizados pagamentos a uma empresa de Alexandre Pinto da Costa e Pedro Pinho com recurso a contratos falsificados e negócios fictícios, revela o “Correio da Manhã”.

Pinto da Costa é, para o Ministério Público, o principal beneficiário do desvio do dinheiro, segundo os emails a que a entidade pública teve acesso.

O presidente dos Estados Unidos da América vai tentar hoje dissuadir o presidente russo de invadir a Ucrânia, num momento em que milhares de tropas russas estão atualmente estacionadas junto à fronteira.

A vídeoconferência entre Joe Biden e Vladimir Putin vai ter lugar esta terça-feira, 7 de dezembro. Na segunda-feira, o presidente dos EUA consultou os aliados europeus para discutir planos sobre eventuais sanções à Rússia.

Esta será a primeira reunião do Conselho Nacional depois de Rui Rio ter sido reeleito presidente do PSD em eleições diretas, derrotando Paulo Rangel por cerca de 52,4% dos votos.

O eurodeputado marcará presença na reunião de Évora, que tem início marcado para as 21:00, confirmou à Lusa fonte próxima de Rangel.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.