[weglot_switcher]

Joacine está oficialmente fora da direção do Livre. Nova direção eleita por 86,36% dos votos

Dos 110 votos, 95 votaram a favor da nova direção. Entre os 15 membros eleitos, sete transitam da atual direção: Carlos Teixeira, Pedro Mendonça, Ana Raposo Marques, Isabel Mendes Lopes, Pedro Nuno Rodrigues, Safaa Dib e Patrícia Gonçalves.
19 Janeiro 2020, 14h00

A nova direção do Livre foi eleita este domingo com 95 votos a favor e 15 abstenções, no congresso do partido, em Lisboa. A ‘lista A’ não integra a deputada eleita à Assembleia da República, Joacine Katar Moreira, que está em rota de colisão com o partido, tendo ainda sido eleito Rui Tavares para a Assembleia Geral.

Segundo o jornal Público, entre os 15 membros eleitos do ‘Grupo de Contacto’, sete transitam da atual direção: Carlos Teixeira, Pedro Mendonça, Ana Raposo Marques, Isabel Mendes Lopes, Pedro Nuno Rodrigues, Safaa Dib e Patrícia Gonçalves. Os restantes eleitos são estreantes, entre os quais Ana de Morais e Castro, Tomás Cardoso Pereira, Maria Janeiro, Filipa Pinto, Filipe Honório, Henrique Vasconcelos, João Monteiro e Teresa da Mota.

O Conselho de Jurisdição, encabeçado por Ricardo Sá Fernandes, teve 66 votos a favor, 28 brancos e 15 nulos.

O congresso do partido tem sido marcado pela polémica. No sábado, os militantes do Livre decidiram adiar a retirada de confiança política a Joacine Katar Moreira, remetendo a questão para os próximos órgãos do partido. O escrutínio foi renhido e a deputada do Livre considerou que o adiamento da decisão da retirada da confiança política por parte do partido é “mais um voto de confiança”, que lhe vai permitir refletir sobre o “violento escrutínio de que foi alvo”.

O advogado Ricardo Sá Fernandes, membro da comissão de jurisdição do Livre, disse este domingo de manhã acreditar que a crise política no partido resulta de problemas de relacionamento que serão ultrapassados, considerando “ser vital” que todas as partes compreendam a necessidade de sarar desentendimentos.

“Isto é uma doença infantil, fácil de curar. Não há nenhuma razão para todos os invernientes não sejam capazes de ultrapassar esta crise”, disse Ricardo Sá Fernandes, em declarações à Sic Notícias, à margem do Congresso do partido. “As pessoas não são suficientemente maduras para ultrapassar esses problemas de relacionamento? Acredito que sim”, acrescentou.

Ricardo Sá Fernandes sublinhou não existir “nenhuma divergência política de fundo entre a Joacine Katar Moreira e o partido”, mas sim “questões procedimentais, de relacionamento em que as partes têm queixas uma da outra. Vamos ultrapassar isso com bem senso, com equilíbrio”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.