[weglot_switcher]

Joacine Katar Moreira e António Costa em sintonia: “Iremos dialogar com Governo PS”, diz deputada do Livre

Uma comitiva do PS, liderada pelo primeiro-ministro indigitado, está à percorrer as sedes parlamentares de partidos mais à esquerda com o objetivo de negociar acordos ou entendimentos para a próxima legislatura.
  • Miguel A. Lopes / Lusa
9 Outubro 2019, 11h45

O Livre garante que está disposto a dialogar com o Governo de António Costa. O partido de esquerda foi o primeiro a ser visitado pela comitiva do PS durante a maratona negocial de António Costa que está a ter lugar esta quarta-feira, 9 de outubro.

“Isto foi o inicio de um diálogo que consideramos absolutamente necessário à esquerda. valorizamos imensamente a visita do primeiro-ministro”, começou por dizer a deputada eleita pelo Livre, Joacine Katar Moreira, ao lado do dirigente do partido, Rui Tavares.

“É absolutamente necessário que haja uma convergência [à esquerda], e defendemos e estamos disponíveis a participar numa união a esquerda”, garantiu.

“Iremos contribuir, negociar e dialogar com o objetivo que este Executivo cumpra os quatro anos de legislatura”, declarou Joacine Katar Moreira.

Por sua vez, António Costa garantiu que existe um “campo de trabalho” entre o PS e o partido de Joacine e não espera que o Livre rejeite o programa de Governo. “Não havendo acordo bilateral iremos trabalhar em cada uma das iniciativas que o Governo apresente e as propostas do Livre”, nomeadamente os orçamentos de Estado e um novo Green New Deal.

“Aquilo que retiro do que foi dito é que não é a intenção do Livre apresentar uma moção de rejeição do Governo e que, durante esses quatro anos, o Governo não dê motivos para que seja apresentada uma moção de censura”, afirmou o primeiro-ministro, esta manhã.

De seguida, a comitiva do PS vai visitar o PAN, liderado por André Silva que elegeu quatro deputados.

Pela tarde, a equipa do PS vai reunir-se com Os Verdes às 14h30, o PCP às 16 horas e com o Bloco de Esquerda às 18 horas.

A comitiva de negociação do PS é composta por António Costa, Carlos César, Ana Catarina Mendes e Duarte Cordeiro, avançou o Observador. Pelo Bloco de Esquerda, a equipa é composta por Catarina Martins, Pedro Filipe Soares, Mariana Mortágua e Jorge Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.