[weglot_switcher]

João Soares declara apoio à recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa

Antigo presidente da Câmara de Lisboa é uma das primeiras figuras do PS a garantir publicamente que votará no atual Presidente da República, reconhecendo o “trabalho positivo, muitas vezes muito positivo, no exercício das suas funções”. Apesar de enviar uma “fraterna saudação” aos candidatos de esquerda Ana Gomes, Marisa Matias e João Ferreira.
  • João Soares
9 Outubro 2020, 14h29

O antigo presidente da Câmara de Lisboa e ex-ministro da Cultura João Soares declarou apoio, “com clareza e frontalidade”, à candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa, reconhecendo “o trabalho positivo, muitas vezes muito positivo, no exercício das suas funções como Presidente” e oferecendo-lhe o seu “contributo pessoal, por modesto que seja, para que o segundo mandato seja bem-sucedido”. Encontra-se entre as primeiras figuras do PS a deixarem claro que votarão no atual Chefe de Estado, depois de tal ter sido admitido em entrevistas por Ferro Rodrigues e Fernando Medina, presidentes da Assembleia da República e da Câmara de Lisboa.

Nunca mensagem publicada na sua conta de Facebook no início desta tarde, João Soares deixa “uma fraterna saudação aos candidatos já assumidos à esquerda, Ana Gomes, Marisa Matias e João Ferreira”, desejando-lhes “bom trabalho e felicidades”, e esclarece que o apoio a Marcelo não implica qualquer alteração de posicionamento ideológico da sua parte: “Sou um homem de esquerda. Sempre fui e serei. Sou do Partido Socialista. Sempre fui e serei PS”, escreveu o filho de Mário Soares, fundador do partido e antigo Presidente da República, falecido em 2017.

https://www.facebook.com/joao.soares.104/posts/10224593378680779

Apesar disso, João Soares pretende que o atual Presidente da República, que ainda não confirmou oficialmente a intenção de se apresentar às eleições marcadas para janeiro de 2021, continue um trabalho que “contrasta com o de alguns que o antecederam”, no que será uma referência velada aos mandatos presidenciais de Cavaco Silva, e garante que não antecipa “ameaças e maleitas que tiveram lugar noutros segundos mandatos presidenciais”.

“Conheço Marcelo Rebelo de Sousa há muitos anos. Fui mesmo seu companheiro de escola. Conheço, portanto, as suas qualidades, algumas bem grandes. E alguns defeitos que também tem, como todos nós”, escreveu ainda o militante socialista, acrescentando que a sua declaração de apoio foi feita “sem que me tenha sido solicitada, ou sugerida, por quem quer que seja”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.