[weglot_switcher]

JPP avança com proposta para o primeiro parque arqueológico subaquático da Madeira

O ‘Slot Ter Hooge’, nome associado a um galeão holandês que naufragou na ‘Ilha Dourada’, teria por missão contribuir para a conservação do património cultural e arqueológico regional.
9 Abril 2018, 11h08

‘Slot Ter Hooge’. O nome está associado ao famoso galeão holandês que naufragou, em 1724, nas águas do Porto Santo e dá corpo a uma proposta do  grupo parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP) que visa a criação do primeiro parque arqueológico subaquático da Região.

O projeto de decreto legislativo regional vai dar entrada na Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM),  tendo por base uma missão de conservação do património cultural e arqueológico regional.

“O JPP entende que o sítio do naufrágio do Slot Ter Hooge exibe características que permitem potenciar e promover algumas atividades socioeconómicas de índole turístico-cultural, nomeadamente o mergulho, e que poderá significar uma mais-valia para a própria economia do Porto Santo. A isto alia-se a salvaguarda do valor intrínseco em termos de património arqueológico”, explicou, esta segunda-feira, Rafael Nunes, em conferência de imprensa.

O deputado do Juntos pelo Povo sublinhou a necessidade de se promover uma “política de prevenção, de salvaguarda, de valorização, de investigação e de incentivo à gestão do património arqueológico e cultural da Região, tendo também em atenção que este pode ser um fator de relevo para valorizar o desenvolvimento local e a economia da ilha do Porto Santo”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.