[weglot_switcher]

Líder parlamentar do PAN critica “casmurrice” de não alterar celebração do 25 de Abril

Inês de Sousa Real disse à SIC Notícias que o modelo de celebração do 25 de Abril na Assembleia da República foi combinado entre Ferro Rodrigues, o PS e o PSD, juntando-se a André Ventura e a João Cotrim Figueiredo nas críticas.
23 Abril 2020, 10h12

A líder do grupo parlamentar do PAN – Pessoas, Animais, Natureza, Inês Sousa Real, criticou a “casmurrice de festejar de forma igual” o 25 de Abril no Parlamento, apesar de “estarmos num contexto completamente diferente” que, no seu entender, aconselharia a presença de apenas um deputado de cada partido e o recurso à participação por videoconferência.

Em declarações à SIC Notícias, que também ouviu por videoconferência os deputados João Cotrim Figueiredo, do Iniciativa Liberal, e André Ventura, do Chega, igualmente críticos do modelo de cerimónia, Inês Sousa Real apontou ainda a desigualdade no tratamento dado por Eduardo Ferro Rodrigues a alguns partidos. “Quando chegámos à conferência de líderes, foi-nos comunicado o que fora decidido pelo presidente da Assembleia da República, conversado com o Presidente da República e combinado com o PS e o PSD”,  disse a deputada.

Também João Cotrim Figueiredo salientou que “a maioria dos portugueses acharão que as comemorações vão dar um sinal equívoco”e que se deve parar de desviar o assunto “para uma discussão errada”, apontando aos críticos do modelo defendido por Ferro Rodrigues falta de vontade de festejar o 46.° aniversário da Revolução dos Cravos.  O deputado considerou “lamentável que a questão seja posta nesses termos” e destacou que a Iniciativa Liberal é o único partido que celebra de igual modo o 25 de Abril e o 25 de Novembro.

Por seu lado, André Ventura insistiu na “incoerência estrutural que o Parlamento demonstra” ao manter o mesmo modelo de celebração enquanto as normas do Estado de Emergência implicam que “se diga às pessoas que fiquem nas suas casas”. Para o deputado do Chega, embora a Assembleia da República se mantenha em funcionamento “para decidir coisas que fazem toda a diferença na vida dos cidadãos”, deveria seguir-se o exemplo do Papa Francisco aquando da celebração da Páscoa no Vaticano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.