[weglot_switcher]

Maratona de programação europeia começa hoje. Portugal participa com mais de 400 ideias

Os vencedores serão convidados a fazer parte da “Plataforma Covid”, que Bruxelas lançará na próxima segunda-feira para melhorar a recolha e partilha de informação e estatísticas sobre a doença.
24 Abril 2020, 09h15

A Comissão Europeia organiza, a partir desta sexta-feira e ao longo de todo o fim de semana, uma maratona de programação entre os Estados-membros para desenvolver soluções inovadoras para combater o surto do novo coronavírus. O hackathon conta com a participação 489 ideias de empreendedores portugueses (individuais ou em equipa), num total de 12.410 candidaturas recebidas a nível europeu.

O “EUvsVirus Hackathon”, liderado pelo Conselho Europeu de Inovação, pretende ligar sociedade civil, inovadores, parceiros e investidores em torno da luta contra a pandemia de Covid-19. Os participantes vão tentar resolver de problemas várias categorias, entre as quais saúde pública, continuidade dos negócios, teletrabalho, e-learning, coesão social e política, coesão, finanças digitais, entre outros. Os vencedores serão convidados a fazer parte da “Plataforma Covid”, um portal de partilha e recolha de informação e dados estatísticos que será lançado na próxima segunda-feira (27 de abril).

A comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude considera que as soluções encontradas depois deste concurso “serão a verdadeira recompensa” do esforço. “É um excelente exemplo do espírito cooperativo europeu que tanto admiro. Quando os tempos ficam difíceis, reunimo-nos, trabalhamos juntos e venceremos este vírus juntos por todos. Agradeço aos que deram o seu tempo livre, energia ilimitada e experiência para tornar isto uma realidade”, afirma Mariya Gabriel.

A cerimónia inaugural, que se realiza hoje, conta com a intervenção de vários representantes das instituições europeias, nomeadamente o presidente do Comité Económico e Social Europeu (Luca Jahier), o presidente do Comité das Regiões (Apostolos Tzitzikostas) e o eurodeputado romeno Cristian- Silviu Bușoi, membro da Comissão da Indústria, Investigação e da Energia do Parlamento Europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.