Marca PT deixa o cimo da sede da empresa que agora é Altice. 24 anos depois

Ler mais A marca Portugal Telecom e o logotipo da PT desapareceram do cimo da sede da empresa, em Picoas, Lisboa, e vão ser substituídos pela marca da empresa francesa que controla a operadora de telecomunicações portuguesa desde junho de 2015. O processo marca o fim de uma história de quase 24 anos, que passará […]

Ler mais

A marca Portugal Telecom e o logotipo da PT desapareceram do cimo da sede da empresa, em Picoas, Lisboa, e vão ser substituídos pela marca da empresa francesa que controla a operadora de telecomunicações portuguesa desde junho de 2015. O processo marca o fim de uma história de quase 24 anos, que passará a ser, depois de apresentado, esta terça-feira, o sistema de marcas da empresa, a história da Altice.

O operador único nacional de telecomunicações foi criado em 1994, com a fusão dos TLP – Telefones de Lisboa e Porto, que detinha a rede e a operação nas duas maiores cidades portuguesas; com a Telecom Portugal, que era o resultado de uma cisão dos CTT e operava a rede e os serviços de telecomunicações no resto do país; e a TDP, que operava a rede de emissão do sinal de televisão.

O processo foi gerido por Luís Todo Bom, que foi secretário de Estado da Indústria e Energia no primeiro governo de Cavaco Silva. Foi administrador da Companhia Portuguesa Rádio Marconi, presidente da Telecom Portugal e, depois da fusão, o primeiro presidente da Portugal Telecom.

Sucedeu-lhe Francisco Murteira Nabo, já com António Guterres como primeiro-ministro, e é com ele que o logo PT, com as duas iniciais do nome a da empresa encimados por dois círculos surgem. Pela mão do designer Wally Olins, crendo-se que terá sido dos últimos trabalhos criativos em que participou diretamente, num trabalho em que foi criado todo um abecedário cromático que sublinhou o azul escuro e o laranja, no caso da PT, mas que se pretendia que fosse estendido a todas as subsidiárias, o que nunca chegou a acontecer.

O logo que esta semana foi retirado do cimo da sede da operadora de telecomunicações data de 2009, já com Zeinal Bava como presidente executivo da empresa. A nova cor, o azul, é um aproveitamento da imagem da operadora de telecomunicações móveis do grupo, a TMN.

 

Marca comercial é Meo

Na prática, desde que a Altice adquiriu a empresa, a marca Portugal Telecom já não era usada na nova organização. No site da PT, a primeira marca do portefólio que é referida é Altice, institucional, ndesignada como agregadora de marcas e serviços. A marca comercial por excelência é a Meo, descrita como “a marca que revolucionou o mercado das telecomunicações em Portugal. Pela primeira vez, uma operadora de voz passou a oferecer também serviços de televisão e internet, usando uma infraestrutura tecnológica revolucionária: a fibra ótica”.

Depois, são apontadas a PT Empresas – única marca que inclui a anterior designação –, a marca Sapo, apontando como estando “na linha da frente da indústria de conteúdos digitais”, e a marca Moche, para o mercado juvenil.

A reorganização que deverá ser conhecida esta terça-feira era antecipada, porque a Altice já anunciara a intenção de ter uma marca institucional global e porque, mais recentemente, foram conhecidos os resultados dos estudos que indicam as valias comerciais das marcas Meo e Sapo. A Portugal Telecom é que desaparece.

Relacionadas

Veja como o logótipo da PT foi removido do edifício de Picoas

O Jornal Económico assistiu à remoção do letreiro Portugal Telecom que teve lugar hoje do edifício da PT em Picoas.

Altice avança com infraestruturação de fibra ótica no Maciço Central da Serra da Estrela

Este projeto, considerado inédito no nosso país, pretende ligar seis concelhos da região, designadamente, Seia, Manteigas, Fundão, Covilhã, Gouveia e Oliveira do Hospital, garantindo o acesso destas populações a tecnologia de última geração.

Operação Altice/Media Capital “deve ser impedida”, defende a NOS

“Achamos que a operação põe em causa o pluralismo em Portugal, a operação põe em causa a concorrência em mais do que um setor e, nessa medida, deve ser impedida e é isso que vamos dizer à comissão parlamentar”, referiu a empresa em comunicado.

Mau tempo: Altice aciona gabinete de intervenção rápida

Atendendo ao agravamento anunciado do estado do tempo, a Altice iniciou, há 72 horas, uma operação preventiva no território nacional devido às condições meteorológicas sentidas.
Recomendadas

Gomes da Silva eleito melhor CEO do ano na relação com os investidores

O prémio foi atribuído ao presidente da Galp na gala anual dos IRG Awards, promovida pela Deloitte há 31 anos e apoiada pela Forbes, e que decorreu na noite de ontem no Convento do Beato, em Lisboa.

Nasce manifesto anti-Tomás Correia para o Montepio

Um conjunto composto por várias dezenas de associados e associadas da Associação Mutualista Montepio.

Farfetch vale 7,02 mil milhões de dólares em bolsa

No lançamento do IPO, as ações da empresa valiam 20 dólares (17,03 euros), mas no final da sessão fecharam com uma cotação de 28,5 dólares. Ao fecho da sessão, a Farfetch tinha uma capitalização bolsista de 7,02 mil milhões de dólares (6,13 mil milhões de euros).
Comentários