[weglot_switcher]

Mário Ferreira e Prisa firmaram acordo que impede venda de ações da Media Capital até ao fim do ano

A Prisa, que detém a dona da TVI através da sociedade Vertix (detida a 100% pelo grupo espanhol), anunciou na quinta-feira ter vendido 30,22% da Media Capital ao empresário Mário Ferreira, através da Pluris Investments, por 10,5 milhões de euros.
15 Maio 2020, 10h47

A Vertix SGPS (sociedade da Prisa que detém dona da Media Capital) e a Pluris Investments de Mário Ferreira firmaram um acordo parassocial, prevendo que ambas as partes mantenham as ações na Media Capital “até 31 de dezembro”, de acordo com o comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, na quinta-feira à noite. Desta forma, tanto a Prisa como o empresário Mário Ferreira não poderão vender ações até ao fim do ano.

No comunicado, a Media Capital refere que foi notificada pela Vertix sobre o acordo parassocial com a Pluris Investments relativamente à dona da TVI, revelando a existência de um período de bloqueio (lock-up), entre outros pontos. O refiro período de bloqueio significa que acionistas e investidores da Media Capital estão impedidos de vender ações.

“[A Vertix] evitará entrar, sem o consentimento prévio da Pluris, em qualquer negociação e/ou acordo ou qualquer tipo de compromisso com terceiros em relação às ações detidas pela Vertix [na Media Capital]”, lê-se. Neste ponto inclui-se qualquer regime de cessação ou retenção de títulos.

“As partes comprometem-se a não transferir qualquer das suas ações na empresa [Media Capita] (ou quais direitos ligados a elas) até 31 de dezembro de 2020 (lock-up period – período de bloqueio)”, acrescenta o comunicado.

Ainda assim, caso uma parte deseje transferir as suas ações da empresa, durante o período de bloqueio, “tem de notificar essa intenção à outra parte, que, dentro de 15 dias após a notificação indicará se deseja alienar, nos mesmos termos que o notificado”. O não cumprimento desta condição, implicará penalizações por incumprimento da cláusula.

Além do período de bloqueio, “as partes concordam em procurar ativamente, de forma coordenada, novos investidores que permitam facilitar o desinvestimento da Vertix [na Media Capital], lê-se.

“O acordo entra em vigor na data de sua assinatura e terá prazo de vigência de um ano, que será renovado automaticamente por períodos de um ano, salvo aviso prévio de término dado por uma das partes pelo menos seis meses antes da expiração do prazo inicial ou de qualquer uma das suas renovações”, refere o comunicado veiculado pela Media Capital à CMVM.

O acordo parassocial foi comunicado ao mercado no mesmo dia em que foi anunciado que a Prisa alienou 30,22% da participação da Vertix na dona da TVI ao empresário Mário Ferreira, por 10,5 milhões de euros. A operação foi realizada por meio de transferência em bloco das ações por um preço de 10.

Com esta operação, a Prisa, através da Vertix, iniciou o processo de desinvestimento na Media Capital e reduziu a sua posição de 94,69% para 64,47% na dona da TVI.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.