[weglot_switcher]

Maya Angelou é a primeira mulher negra a estar numa moeda norte-americana

A poetisa foi distinguida por Bill Clinton em 1992 quando foi convidada a ler o poema “On the Pulse of the Morning” na sua inauguração ou quando foi presenteada com a medalha da Liberdade por Barack Obama em 2010.
11 Janeiro 2022, 20h30

A moeda de 25 cêntimos foi a escolhida para enveredar a imagem da poetisa norte-americana Maya Angelou. Assim, a escritora, falecida em 2014, torna-se a primeira mulher negra a ter a sua imagem estampada numa moeda de dólar nos Estados Unidos.

A ativista terá a sua imagem com os braços abertos, uma águia em voo e o sol nascente por trás, enquanto o reverso da moeda terá um retrato de George Washington. Na moeda poderá ler-se “United States of America”, “Maya Angelou”, “E Pluribus Unum” e a identificação “quarter dollar”.

Os responsáveis pela cunhagem da moeda admitem que a escolha de Maya Angelou recaiu pela “inspiração da sua poesia e o simbolismo da forma como viveu”, de acordo com o “The Guardian”.

Maya Angelou é uma das principais figuras norte-americanas quando se fala no combate às discriminações raciais. A poetisa foi distinguida por Bill Clinton em 1992 quando foi convidada a ler o poema “On the Pulse of the Morning” na sua inauguração ou quando foi presenteada com a medalha da Liberdade por Barack Obama em 2010.

“Cada vez que redesenhamos a nossa moeda, temos a hipótese de dizer algo sobre o nosso país – o que valorizamos e como progredimos como sociedade. Estou muito orgulhoso de que estas moedas celebrem as contribuições de algumas das mulheres mais notáveis da América, incluindo Maya Angelou”, explicou Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA.

A moeda da poetisa é a primeira a ser lançada no âmbito do programa American Women Quarters da Casa da Moeda dos Estados Unidos. Irão seguir-lhe Sally Ride, a primeira astronauta norte-americana, Wilma Mankiller, a primeira chefe feminina da Nação Cherokee, Nina Otero-Warren, política e ativista latina, e Anna May Wong, apelidada como a primeira estrela de ascendência asiática.

Esta é a terceira vez que a moeda de 25 cêntimos será cunhada numa versão alternativa. Desde 1932 que a moeda que representa um quarto de dólar só foi cunhada por duas vezes, a primeira na década de 2000 com 50 moedas a representar os 50 estados e entre 2010 e 2021 a representar os parques nacionais dos Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.