[weglot_switcher]

Ministro da Saúde visita APDP a propósito do protocolo de cooperação

A visita à Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal decorre amanhã às 11horas. Esta associação presta apoio a pessoas com diabetes através de um serviço integrado, com equipas multidisciplinares e com foco na educação para uma maior autonomia das pessoas com diabetes e inclusão social.
18 Março 2024, 16h25

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, vai visitar, amanhã, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). Esta visita ocorre a propósito da recente assinatura do protocolo de cooperação que reconhece a APDP como unidade integrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Esta associação presta apoio a pessoas com diabetes através de um serviço integrado, com equipas multidisciplinares e com foco na educação para uma maior autonomia das pessoas com diabetes e inclusão social.

José Manuel Boavida, presidente da APDP, afirma que “aquilo que defendemos é um modelo de cuidados intermédios integrados, entre os cuidados de urgência e complexos dos hospitais e os cuidados primários de maior proximidade. E este modelo pode servir para todas as doenças crónicas”.

“Faz sentido criar um modelo fora dos hospitais e dos cuidados agudos, mas que permita prestar um apoio com maior proximidade, enquanto ajuda a retirar dos hospitais milhões de pessoas que podem passar a ser acompanhadas em estruturas intermédias muito mais próximas dos cuidados primários”, sublinha o presidente da APDP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.