[weglot_switcher]

Moderna diz que a sua vacina contra a Covid-19 é eficaz em crianças

A farmacêutica vai enviar os dados para os reguladores em breve para poder obter aprovação e avançar com a vacinação nas crianças.
  • REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
25 Outubro 2021, 16h44

A farmacêutica Moderna disse, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a Covid-19 gerou uma forte resposta imunológica em crianças pequenas, segundo a “Reuters”.

As crianças em questão têm idades compreendidas entre os seis e os 11 anos e a empresa planeia enviar os dados para os reguladores em breve. A farmacêutica afirma que a sua vacina, de duas doses, produziu anticorpos neutralizantes de vírus SARS-CoV-2 em crianças e a segurança foi comparável ao que foi visto anteriormente em testes clínicos com adolescentes e adultos.

Enquanto isso, um painel da agência federal do Departamento de Saúde (Food and Drug Administration, em inglês) vai decidir, na terça-feira, se autoriza o uso da vacina rival da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em crianças entre os cinco e os 11 anos.

A vacina da Moderna contra a Covid-19 foi autorizada para adultos maiores de 18 anos e recentemente recebeu ‘luz verde’ para uma terceira dose em alguns norte-americanos. No entanto, a FDA ainda não autorizou a utilização da vacina em adolescentes entre os 12 e 17 anos.

Na Suécia, a administração de vacina da Moderna foi suspensa para grupos com idades mais jovens após relatos de casos de inflamação cardíaca. Por sua vez, a Moderna disse que a maioria dos efeitos secundários no estudo, que teve 4.753 participantes, foram de gravidade leve ou moderada, como fadiga, dor de cabeça, febre e dor no local onde tinha sido aplicada a vacina.

As vacinas utilizadas no ensaio foram doses de 50 microgramas, metade da dosagem usada na série de vacinas primárias para adultos. A dose de 50 microgramas também está autorizada para uso como dose de reforço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.