[weglot_switcher]

Morreu o empresário Pedro Queiroz Pereira

A morte daquele que era considerado o maior industrial português, ocorreu ao início da madrugada deste domingo e apanhou de surpresa os seus amigos e familiares.
19 Agosto 2018, 08h02

Pedro Queiroz Pereira, dono da Semapa que controla a Secil e a Navigator morreu este domingo, apanhando de surpresa familiares e amigos. Tinha 69 anos. A notícia foi confirmada ao Jornal Económico.

O empresário está a ser recordado por Jorge Bleck, advogado que durante anos acompanhou o Grupo de Pedro Queiroz Pereira. “Portugal perdeu um grande empresário de uma linhagem de grandes Senhores da indústria nacional”, diz o advogado da VdA, na sua página do Facebook.

Nas palavras do seu amigo Jorge Bleck, Pedro Queiroz Pereira “era um lutador nato e um Homem de coragem e arrojo invulgar. Perspicaz como poucos e com um especial faro para o bom investimento, não hesitava em avançar, acutilante, quando outros, mais temerários, ainda se prendiam em mil elucubrações e teorizacões. Íntegro, até por herança e feitio, respirava seriedade e paixão por fazer as coisas bem e by the book”.

Queiroz Pereira tinha “coragem a rodos e determinação imparável”, recorda o advogado.

Conhecido por PêQuêPê desde o tempo em que era piloto de Rally, Pedro Queiroz Pereira era tido como um empresário que se recusava a frequentar os “salões da política, as intrigas de palácio e a subjugação ao poder”.

”Era, também por isso, um adversário de respeito”, lembra o advogado.

Recorde-se que em 2013 Pedro Queiroz Pereira travou uma “guerra” contra Ricardo Salgado, então presidente do BES, quando este tentava tomar uma participação no seu grupo empresarial. O empresário acreditava na altura que havia uma tentativa hostil de Ricardo Salgado de tomar o controlo da Sodim, a holding da família Queiroz Pereira. Isto um ano antes da queda do Grupo Espírito Santo.

Pedro Queiroz Pereira estava há dois anos afastado da liderança operacional do grupo, que está centrada numa comissão Executiva profissional liderada por João Castello Branco.

A 6 de Novembro de 2009, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Industrial.

A morte de Pedro Queiroz Pereira ocorreu na noite de sábado para domingo em Ibiza, onde o empresário se encontrava de férias no seu barco, e apanhou de surpresa família e amigos e todo mercado português. A causa da morte ainda está por determinar, mas fontes próximas admitem que possa ter sido ataque cardíaco.

(actualizada)

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.