[weglot_switcher]

Morreu o escritor e ensaísta Vasco Pulido Valente

O escritor morreu aos 79 anos. Foi colunista do jornal Público tendo colaborado ainda com o Expresso, Diário de Notícias, A Tarde e O Independente.
21 Fevereiro 2020, 16h50

O escritor, ensaísta e comentador Vasco Pulido Valente morreu esta sexta-feira, 21 de fevereiro, aos 78 anos num hospital em Lisboa onde estava internado, noticia o jornal Público.

Vasco Pulido Valente, pseudónimo de Vasco Valente Correia Guedes nasceu em Lisboa a 21 de Novembro de 1941. Por não gostar do seu nome de nascimento, por volta dos 17 anos de idade passou a adoptar o nome pelo qual se tornou mais conhecido e com o qual assinou as suas obras.

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa tirou também um doutoramento em História pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Vasco Pulido Valente foi colunista do jornal Público tendo colaborado ainda com o Expresso, Diário de Notícias, A Tarde e O Independente, tendo sido também comentador da TSF, da Rádio Comercial e da TVI. Em 2016 foi também cronista do Observador.

O escritor ficou também caracterizado pelo seu estilo cáustico e mordaz e por criticar tanto os adversários como aqueles que partilhavam as suas cores políticas. Vasco Pulido Valente fez parte do VI Governo Constitucional de Sá Carneiro como Secretário de Estado da Cultura.

Foi apoiante de Mário Soares na sua primeira candidatura presidencial e seria eleito deputado à Assembleia da República, pelo PSD em 1995, mas acabou por abandonar o cargo ao fim de quatro meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.