[weglot_switcher]

Movimento de Rui Moreira quer explicações da CDU sobre substituição de deputados

Na última reunião da Assembleia Municipal do Porto, a CDU pediu tantas substituições que o deputado presente era o 30º da lista. Rui Sá afirma que não há caso nenhum a merecer qualquer explicação.
8 Fevereiro 2018, 17h37

A sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto realizada esta quarta-feira conheceu um inesperado corrupio político, quando a CDU pediu a substituição de 26 dos seus candidatos, acabando por ter de fazer comparecer o 30º da lista Bruno Valentim. Com três deputados eleitos pela CDU, o Movimento independente ‘Porto, O Nosso Partido’, maioritário na câmara, quer agora pedir explicações aos comunistas pela bizarria que sucedeu naquele órgão autárquico.

Citado pelo jornal “Expresso”, Rui Sá, primeiro nome da lista da CDU e um dos três eleitos, afirmou que a maioria ligada a Rui Moreira quer fazer um caso político onde não há caso nenhum, mas não avançou qualquer explicação para o que se passou.

O Movimento Rui Moreira afirma em comunicado que o expediente usado pela CDU é não apenas inédito – no que parece ter razão – mas também pouco dignificante para aquele órgão da soberania autárquica.

De qualquer modo, não há qualquer impedimento regimental para que os deputados das assembleias municipais peçam para serem substituídos, não tendo sequer que apresentar uma boa explicação (‘motivo de força maior’ é suficiente) ou uma prova de impedimento.

Mesmo assim, a lista de Rui Moreira alega que o procedimento é, no mínimo, pouco claro, dado que sucedeu que Rui Sá informou que o 30º deputado da lista de suplentes iria estar presente mesmo antes de os demais terem pedido a sua substituição.

O grupo municipal de Rui Moreira entende que o caso deveria ser devidamente esclarecido pela CDU “em nome da transparência e de dignificação da política e do órgão Assembleia Municipal” – até porque a coligação tem um historial de institucionalidade que não compagina com o que aconteceu nesta quarta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.