[weglot_switcher]

Mundial de Futebol. Um olho na Macedónia, outro no Catar (e num prémio total de 56 milhões de euros) (com áudio)

Final desta terça-feira poderá valer a presença no oitavo Mundial de Futebol da história de Portugal. FIFA tem muitos milhões para quem conquistar o troféu mas também para os clubes que cederem os futebolistas neste autêntico mundial de Inverno.
  • Euro 2016 – título “mais importante da minha carreira”
29 Março 2022, 07h55

Portugal tenta hoje a qualificação para o oitavo Mundial de Futebol da sua história, prova que Portugal não falha desde 2002. Caso a Seleção consiga a proeza de se sagrar campeão do mundo no Catar, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) poderá ganhar um prémio monetário superior a 56 milhões de euros.

Mas vamos por partes. Primeiro, a Macedónia. A seleção que eliminou de forma absolutamente surpreendente o atual campeão da Europa tenta esta terça-feira a derradeira surpresa: chegar ao Mundial depois de eliminar os dois últimos campeões da Europa. E até para esse feito, há uma verba envolvida: 500 mil euros para todos os convocados, uma prenda do Governo para a Macedónia caso consiga chegar ao Catar via Portugal.

Se correr tudo bem e Portugal conseguir, como se espera, a qualificação, a FPF garante logo 9 milhões de euros mais 1,82 milhões para preparar o torneio.

A organização do Mundial de Futebol do Catar tem 636 milhões de euros em prémios para distribuir. Pouco mais de 45 milhões de euros estão destinados ao vencedor da prova e como já foi referido, o novo campeão do mundo pode garantir 56 milhões.

Mas não são apenas as seleções que garantem um chorudo prémio. A FIFA também tem prevista uma verba de 190 milhões de euros para distribuir pelos clubes que cedam atletas para as seleções presentes no Mundial, valor ao qual acresce 122 milhões de euros noutras compensações aos emblemas representados.

O Mundial de Futebol vai realizar-se entre 21 de novembro e 18 de dezembro e será jogado em oito estádios localizados em cinco cidades. Todos os estádios foram concebidos com o propósito de receber a maior prova de seleções a nível mundial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.