[weglot_switcher]

Negociações entre Ministério e Sindicatos da Educação arrancam a 3 de maio

O processo negocial com vista à recuperação do tempo de serviço congelado de educadores e professores tem início no final da próxima semana, anunciou a tutela esta quarta-feira.
24 Abril 2024, 17h34

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação Governo convocou esta quarta-feira as 12 estruturas sindicais representantes dos professores para iniciar o processo negocial com vista à recuperação do tempo de serviço, assim como de outras medidas de valorização da carreira.

A reunião da primeira ronda, nas instalações do Ministério na Avenida Infante Santo, está prevista para dia 3 de maio, sexta-feira, com a maior estrutura sindical – FENPROF – a ser recebida entre as 8h30 e as 10h00. Segue-se a FNE e ao meio dia um coletivo de 10 sindicatos composto pela ASPL, FENEI, FEPECI, Pró-Ordem, SEPLEU, SIPE, SIPPEB, SNPL, SPLIU e S.TO.P.

Na semana passada, Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação, e os secretários de Estado: Alexandre Homem Cristo, Adjunto e da Educação, e Pedro Dantas da Cunha, Administração e Inovação Educativa, e Marisa Garrido, secretária de Estado da Administração Pública, tiveram o primeiro encontro exploratório com 12 organizações sindicais.

Júlia Azevedo, presidente, do Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE), e a delegação que a acompanha salientaram ao  Jornal Económico a disponibilidade da tutela neste primeiro encontro. Júlia Azevedo disse-nos querer um acordo assinado no imediato e diz ter encontrado “abertura” da equipa da Educação para resolver a questão nos próximos 60 dias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.