A Nike revelou esta semana que Colin Kaepernick, o ex-jogador do NFL (National Footbal League) que se ajoelhou durante o hino nacional, em protesto contra a violência policial em relação aos afro-americanos e às injustiças raciais em 2016, será a nova cara da marca desportiva, numa decisão que está dividir a opinião pública norte-americana.
O jogador, que depois de estar no centro da polémica acabou por deixar a equipa de futebol americano 49ers, surge na campanha numa fotografia a preto e branco e com a frase “Believe in something, even if it means sacrificing everything”, (acredita em alguma coisa, mesmo que isso signifique sacrificar tudo, tradução livre em português).
Believe in something, even if it means sacrificing everything. #JustDoIt pic.twitter.com/SRWkMIDdaO
— Colin Kaepernick (@Kaepernick7) September 3, 2018
A campanha voltou novamente a dividir os Estados Unidos, assim como aconteceu em 2016 com a polémica, entre pessoas que estão revoltadas com o apoio da marca desportiva ao ativismo de Kaepernick (entre elas, o próprio Presidente Donald Trump) e aquelas que acreditam que é uma genial manobra de marketing. Além de Kaepernick, outros atletas como Odell Beckham Jr. e Serena Williams integram a campanha.
A estratégia da Nike procura influenciar os consumidores que acreditam que os protestos contra o hino nacional iniciados por Kaepernick são desrespeitosos. As ações da Nike registam uma queda de 3,16%, esta quarta feira, 5 de setembro, e embora não esteja claro quanto disso poderá ser atribuído a Kaepernick ou a outras forças do mercado, a verdade é que a campanha voltou novamente a dividir os Estados Unidos, como aconteceu em 2016 com a polémica, escreve o “New York Times“.
A decisão, sem dúvida, terá ramificações para a NFL, que é apanhada no meio do debate. A liga, que é uma grande parceira da Nike, está a ser processada por Kaepernick, que acusou as 32 equipas da liga de não o contratarem com base nas suas demonstrações em campo.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com