[weglot_switcher]

Nos diz estar “bastante confortável” com parceria com a Huawei

O Jornal Económico falou com o administrador da Nos, Manuel Ramalho Eanes, à margem do Portugal Smart Cities Summit 2019, após a empresa de telecomunicações ter feito a sua primeira demonstração pública, em ambiente real, da tecnologia 5G com recurso a uma antena da Huawei. Gestor disse que a empresa chinesas não levanta questões para Nos.
  • Administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes
22 Maio 2019, 07h38

Depois de Vodafone e Altice, a empresa de telecomunicações Nos testou pela primeira vez as potencialidades da quinta geração móvel (5G) no Portugal Smart Cities Summit 2019, na segunda-feira, na FIL, em Lisboa, graças à parceria que tem com a Huawei para as redes móveis. Ao Jornal Económico, o administrador da empresa Manuel Ramalho Eanes afirmou que a empresa não está preocupada com as possíveis consequências das tensões comerciais e tecnológicas em que a empresa chinesa está envolvida.

“Não estamos preocupados com o que tem vindo a ser dito, até  porque ainda não vimos nenhuma recomendação prática relativamente à tecnologia da Huawei. A parceria com a Huawei já tem vários anos e nós estamos bastante confortáveis”. Manuel Ramalho Eanes, administrador da Nos, ao Jornal Económico

Quando questionado sobre a existência de um plano de prevenção da telecom nacional perante o futuro da Huawei, o gestor disse que a questão é complexa e que não vai mais além do que o presidente executivo da Nos, Miguel Almeida, já afirmou publicamente.

Em março, aquando da apresentação dos resultados anuais da Nos, o CEO Miguel Almeida mostrou-se tranquilo perante as polémicas em torno da Huawei. “São especulações baseadas no facto de a empresa ser chinesa e de haver um governo chinês. Nós vivemos com base e factos e não temos qualquer evidência de problemas de segurança com a Huawei”, disse.

Manuel Ramalho Eanes falou ao Jornal Económico, à margem da Portugal Smart Cities Summit 2019, onde a operadora de telecomunicações revelou o primeiro teste do 5G da Nos.

“Para nós é um motivo de grande orgulho podermos ter a primeira demonstração de uma aplicação real do 5G a funcionar, demonstrando o enorme potencial que esta tecnologia tem. A Nos quer estar – e vai estar – na linha da frente desta tecnologia. É também simbólico fazer este teste no encontro Portugal Smart Cities Summit 2019. Nós temos feito um investimento muito significativo para podermos ser o melhor parceiro para os municípios portugueses na construção de cidades 5.0, colocando as máquinas ao serviço dos cidadãos para proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas”. Manuel Ramalho Eanes, administrador da Nos, ao Jornal Económico

A propósito da presença da Nos neste encontro tecnológico, Manuel Ramalho Eanes não quis revelar qual será a cidade portuguesa que poderá ser “incubadora2 do 5G da Nos.  “O que posso dizer é que as cidades com que já trabalhamos – são cinco cidades ao dia de hoje – estão desenhadas e prontas para o 5G. Ou seja, assim que o 5G esteja disponível nós poderemos levar essas cidades para uma nova etapa tecnológica, sem sobressaltos”, salientou.

Apesar do que considerou ser um sucesso, os uses cases não passarão de testes até que o espectro para a quinta geração móvel seja comercialmente disponibilizada pelo regulador. Questionado sobre a o leilão do 5G e se a Nos já teve alguma informação adicional por parte da Autoridade Nacional das Comunicações, o gestor disse: “Nenhuma, mas aguardamos com expetativa”.

A implementação do 5G e o seu desenvolvimento é um dos factores de sucesso para a atual comissão executiva da Nos, liderada por Miguel Almeida, que

Este gestor é um dos administradores da comissão executiva da Nos, liderada por Miguel Almeida, que tem “um plano traçado a cinco anos, assente sobretudo no crescimento do investimento e na inovação tecnológica”.

“Esse plano está em curso e a correr com o previsto e não haverá necessidade de alterá-lo”, garantiu Ramalho Eanes.

https://jornaleconomico.pt/noticias/5g-nos-demonstra-potencialidade-da-quinta-geracao-movel-447165

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.