[weglot_switcher]

Novo ano sempre no ‘verde’. PSI20 fecha a valorizar em contraciclo com praças europeias

Subida de 0,11% para 4.746,06 pontos marcou a segunda sessão do ano na praça lisboeta.
  • Cristina Bernardo
3 Janeiro 2019, 16h48

Após uma abertura em perda que acompanha a tendência pessimista das principais congéneres europeias, o índice bolsista português PSI20 terminou a segunda sessão do ano no ‘verde’ com uma valorização de 0,11% para 4.746,06 pontos.

Na segunda sessão do ano, a negociação terminou com oito cotadas a terminar no ‘verde’, sete títulos no ‘vermelho’ e três sem qualquer alteração face à negociação de ontem.

Entre as cotadas que mais valorizaram na sessão de hoje, destaque para a REN com um crescimento de 1,72%, NOS SGPS com uma valorização de 1,14% e Ibersol que cresceu 1%.

Pela negativa, destaque a queda notória da Mota-Engil (menos 3,47%) e para a Corticeira Amorim, que caiu 2,21%.

A generalidade das praças europeias encerrou em baixa. E se a manhã tinha sido marcada pelo corte de perspetivas de vendas de iPhones feita ontem ao final do dia pela Apple, que alertou para o ambiente adverso na China, gerando pressão nas fabricantes de semicondutores que são suas fornecedoras e contagiando outros setores expostos ao mercado asiático, como o de bens de luxo – Kering (-5,5%) e LVMH (-3,8%) estiveram entre os títulos mais castigados do Euro Stoxx 50 – a tarde trouxe indicadores mistos.

Primeiro os excelentes dados de mercado laboral nos EUA deram ânimo antes do arranque de Wall Street, mas depois o ISM Indústria mostrou uma perda de momentum na expansão da atividade do setor nos EUA e gerou apreensão nos investidores. À hora de fecho das bolsas europeias os títulos da Apple perdiam cerca de 8%. Outro setor condicionado foi o de Viagens & Lazer, depois dos cortes de projeções da Delta Airlines e da previsão de entregas da Airbus, de acordo com a análise de Ramiro Loureiro, da Millennium investment banking.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.