[weglot_switcher]

Número de milionários cai pela primeira vez em dez anos

Entre as razões para a queda das fortunas, o estudo World Wealth Report 2023 refere os efeitos da guerra na Ucrânia e a incerteza macroeconómica gerada com o escalar do conflito. 
1 Junho 2023, 08h13

O número milionários e de fortunas caiu pela primeira vez em dez anos. De acordo com o estudo World Wealth Report 2023, citado pelo “Diário de Notícias”, o número de milionários caiu 3,3% para 21,7 milhões, enquanto as fortunas recuaram 3,6% para 83 biliões de dólares (77,8 biliões de euros).

Entre as razões para a queda das fortunas, que consequentemente leva à retirada de vários milionários da lista, o estudo refere os efeitos da guerra na Ucrânia e a incerteza macroeconómica gerada com o escalar do conflito.

A América do Norte foi a região que sofreu a maior queda (7,6%), com a fortuna a fixar-se em 25,6 biliões de dólares, seguindo-se a Europa a perder 3,2% para 24,7 biliões de dólares e a região Ásia-Pacífico com perdas de 2,7% para 18,2 biliões de dólares.

Contrariamente, África, América Latina e Médio Oriente verificaram um aumento das fortunas, devido ao crescimento do sector do petróleo e gás. A América Latina foi a região que mais cresceu, num total de 2,1% para 9,2 biliões de dólares, seguida da África (1,6% para 1,9 biliões) e o Médio Oriente a assumir um crescimento de 1,5% para 3,4 biliões.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.