No último desfile da Chanel, em Paris, Lagerfeld não surgiu no final da apresentação para agradecer ao público, uma situação que a marca atribuiu ao cansaço, mas que já revelava que algo poderia não estar bem com a saúde do icónico criador de moda. Ontem, o alemão, diretor criativo da casa francesa Chanel desde 1983, morreu aos 85 anos.
Nascido em Hamburgo, Lagerfeld, que dirigia também a marca em nome próprio, trabalhou praticamente até morrer, supervisionando as suas equipas na criação da coleção de pronto-a-vestir da Fendi para o próximo outono/inverno, que deverá ser apresentada brevemente em Milão.
Chegou a Paris, onde a família tinha um escritório de importação e exportação, aos 16 anos para estudar, e tudo começou em 1949, quando acompanhou a sua mãe a um desfile da Dior, recorda a revista francesa Closer.
Em 1954, Karl Lagerfeld venceu o concurso organizado pelo Secrétariat de la Laine, ex-aequo com Yves Saint Laurent (que morreu em 2008), de quem se tornou amigo. Depois disso, Pierre Balmain contratou-o.
No início da década de 1960, começou a trabalhar como designer independente de moda, fazendo criações para várias casas de moda em simultâneo. No entanto, o nome do criador mantém-se ligado à Chanel, marca para onde entrou em 1983 como diretor criativo, cargo que manteve até morrer – dizia que trabalhava 16 horas por dia e que era feliz por o fazer.
Quando criou a ‘KARL LAGERFELD’, em 1984, manteve as colaborações com a Chanel e a Fendi. Além de roupa, criou também acessórios e gadgets aos quais aplicou a sua própria imagem – rabo de cavalo e óculos escuros pretos.
Virginie Viard irá sucedê-lo na criação das colecções, anunciou a Chanel em comunicado, citada pelo Libération. “Virginie Viard, diretora do Chanel Fashion Creation Studio e a associada mais próxima de Karl Lagerfeld, durante mais de 30 anos, tem a confiança de Alain Wertheimer [co-proprietário da Chanel] para criar as colecções, para continuarmos a viver o legado de Gabrielle Chanel e Karl Lagerfeld”, diz o comunicado.
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