[weglot_switcher]

O pessimismo tomou conta das ações europeias, diz Schroders

A gestora de ativos explica que apesar de na generalidade dos países as valorizações estarem acima dos níveis das duas recessões recentes, em Itália e Alemanha registam quedas acentuadas.
21 Fevereiro 2019, 07h45

Algumas ações europeias caíram para níveis comparáveis com os da crise económica, segundo Emma Stevenson, especialista de investimento da Schroders, numa análise sobre o pessimismo dos investidores em relação ao mercado bolsista europeu.

“Algumas valorizações de ações europeias caíram para níveis que implicam que já estamos numa recessão”, escreve.

A analista explica que para a maioria dos países, e o benchmark pan-europeu, as avaliações estão acima dos níveis das duas recessões recentes. No entanto, a exceção é Itália, consequência da incerteza política e preocupações sobre a saúde do setor bancário, com o FTSE MIB abaixo dos níveis atingidos durante a crise da dívida soberana.

Realça ainda Alemanha, sublinhando que as avaliações atuais do índice DAX estão abaixo daquelas alcançadas na crise financeira global de 2008 e 2009.

Azad Zangana, senior european economist & strategist da Schroders, sublinhou que “a primeira, a crise financeira global, é provavelmente um evento de uma vez no século. A segunda, a crise da dívida europeia, é certamente possível outra vez, embora passos tenham sido tomados pelos reguladoress e pelo Banco Central Europeu (BCE) para evitar que se repita”.

O especialista destaca que se a Europa estiver numa recessão será “mais curta do que as duas anteriores”. No entanto, destaca que apesar disso, o P/E do DAX alemão está atualmente em apenas 12,3% abaixo da crise.

A Schroders antecipa um crescimento de 1,6% para a economia da zona euro em 2019 e 1,7% em 2020. Para a Alemanha, a estimativa é de 1,4% e 1,6%, respetivamente.

Já Martin Skanberg, fund manager de european equities refere que “alguns setores economicamente sensíveis estão a negociar com níveis muito baixos de P/E, enquanto muitas ações defensivas estão em níveis recordes”.

“Os preços das ações de muitas empresas em setores como auto e auto-peças, ou embalagens, agora parecem estar a fixar preços num cenário extremamente pessimista. Assim, essas são as áreas que achamos que poderiam ter melhor desempenho se o opinião melhorar”, acrescenta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.